RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ACERVO DE HONEYDE BERTUSSI


EM EXPOSIÇÃO NA UCS
 

Convite para um show de Honeyde em 1982, no Cine Ópera,
integra o acervo do Instituto de Memória Histórica e Cultural da UCS.
Foto: Jonas Ramos, reprodução/Pioneiro 

Integrado à programação da 9ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS também abre suas portas à comunidade.
Durante uma semana, de 21 a 25 de setembro, serão promovidas diversas atividades gratuitas e direcionadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio. Entram aí oficinas, visitas guiadas e exposições.
Uma das mostras destacará parte da trajetória do músico tradicionalista Honeyde Bertussi (1923-1996), cujo acervo encontra-se em processo de doação ao IMHC pela família. O conjunto engloba discos, fitas cassetes, gaita, violão, chapéu, uma bomba de chimarrão e até utensílios de uso pessoal, como óculos e um antigo estojo de barbear.
A exposição Honeyde Bertussi – O Cancioneiro das Coxilhas ficará em cartaz de 21 a 30 de setembro na Galeria Universitária (em frente ao UCS Cinema) e poderá ser conferida inclusive aos finais de semana.
Aos alunos serão oferecidas ainda oficinas de escavação arqueológica junto ao Lepar (Laborário de Ensino e Pesquisas Arqueológicas) – dialogando com o tema desta edição, Museus e Memórias Indígenas - e de conservação e preservação de documentos e fotografias. 
 
Honeyde no carro alegórico de Criúva na Festa da Uva de 1969.
 Foto: acervo pessoal de Andréa Sandi, divulgação.
Pegando carona na mostra e na Festa da Uva, reproduzimos acima um flagrante do carro do distrito de Criúva no desfile de 1969. Além de Honeyde, vemos Clauddino Picolotto e o sub-prefeito Darci José Sandi (guiando o veículo). A imagem integra o acervo de Andréa Sandi.
Programe-se
* O que: 9ª Primavera dos Museus na UCS
* Quando: de 21 a 25 de setembro
* Onde: oficinas e visitas no Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) – Sala 105, Bloco 46 da UCS. Exposição de Honeyde Bertussi na Galeria Universitária.
* Informações: escolas podem agendar atividades pelo fone (54) 3218.2167. 

Por: Rodrigo Lopes
Colaboração: Marcio Vargas