RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 27 de julho de 2015

A VOLTA DO NOVELEIRO


 
Eu sou um ex-noveleiro, pois já gostei muito de novelas. Lembro que ali pelos meus 10 anos, como não tínhamos televisor em casa, saíamos (meu pai, minha mãe, meu irmão e eu) TODAS as noites para ir assistir "O Direito de Nascer" na casa de uma tia, cinco quadras de nossa residência, lá em São Chico de Paula, isto na década de 60. Antes disto, lá pela legendária Aratinga, eu já escutava, junto com minha saudosa mãe, as novelas de rádio. Aliás, o meu nome de Francisco (Léo Francisco Ribeiro de Souza) vem de um personagem de novela que minha mãe adorava. Deveria ser o "galã" da dramaturgia....
 
Não perdia um capítulo do Meu Pé de Laranja Lima, Bem Amado, Saramandáia, Roque Santeiro e ai a coisa foi degringolando... A Globo, em busca de audiência, perdeu-se como referência neste segmento e, atualmente, o que se vê é o mal sobrepujando-se ao bem, a degradação da família, a sacanagem imperando.
 
Mas, e sempre tem uma "mas", uma nova série está me atraindo para a frente da TV todos os dias, as seis da tarde. É a novela Além do Tempo. Talvez por ser de época, ou por que tenha sido filmada aqui pelos pagos do Sul, mostrando uma fotografia incrível, com nossos vinhedos, nossos cânions, enfim, muito de nossos costumes (a novela se passa entre o centro do país e Porto Alegre), eu me pego grudado diante do televisor. 
 
Espero que continue assim, com um enredo bonito e com um show de paisagens sulistas, como esta das mulheres, em uma festa italiana, amassando uvas.