RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A INFLUÊNCIA MAÇÔNICA


NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Após a postagem de ontem sobre a maçonaria, recebemos algumas correspondências querendo saber mais sobre a Ordem e, especialmente, a influência que os maçons tiveram na Revolução Farroupilha. Realmente, exaltados pela independência os brasileiros se dividiam entre Liberais (também chamados de farroupilhas) e Conservadores. No Rio Grande do Sul os maçons dominaram o partido liberal, adeptos da maçonaria francesa de inspiração iluminista e republicana que prejugava a independência dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), a livre iniciativa e a propriedade privada, considerando a Monarquia brasileira um atraso ao desenvolvimento.
Dizia-se que todas as decisões tomadas de público pelos liberais já tinha sido amplamente discutido em segredo no recesso das Lojas, sendo a mais conhecida a Philantropia e Liberdade, fundada em Porto Alegre em 1831.
Próceres liberais mantinham estreito contato com maçons de idêntica orientação no Uruguai e na Argentina, sendo famosa a amizade de Bento Gonçalves, de cognome “Sucre” com Antonio Lavalleja, prestigioso caudilho uruguaio.
Diversos revolucionários, de ambos os lados do conflito eram maçons como seus líderes (o já citado Bento Gonçalves e Duque de Caxias), o General Antônio de Souza Neto, José Mariano de Matos, José Gomes de Vasconcellos Jardim, Pedro Boticário, Vicente da Fontoura, Paulino da Fontoura e Domingos José de Almeida bem como o general imperial Sebastião Barreto e o governador da província, Fernandes Braga, entre outros

Até o fim da guerra, em 1845, havia nove sedes da fraternidade na província (na frente de batalha, eram montadas lojas itinerantes).
A fuga de Bento do Forte de São Marcelo, na Bahia, é um dos episódios da insurreição em que a maçonaria teve papel mais relevante. Além disso, a Arte Real se fez presente na bandeira, no hino e na Constituição rio-grandense.  

Mas isto é uma matéria longa que trataremos mais a miúde ali por setembro, na época certa.