RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

domingo, 4 de janeiro de 2015

VOLTEANDO DATAS - 04 DE JANEIRO


MORRE HONEYDE BERTUSSI

Este blogueiro e Honeyde Bertussi, no lançamento do livro
O Cancioneiro das Coxilhas
 
Num dia 04 de janeiro do ano de 1996, morria um dos maiores nomes (para mim o maior) da cultura gaúcha, ou seja, o escritor, compositor, músico e cantor Honeyde Bertussi. 
 
Foi através do ecoar da gaita do Honeyde e de seus versos de fundamento, que enveredei meus passos para o gauchismo. Como gratidão a este grande ícone serrano, escrevi um livro, todo em versos (306 sextilhas) contando sua vida artística. Para tanto conheci mais a miúde o "Mão-de-Ferro da Mulada" e fiquei, ainda mais, seu fã.
 
Tenho em mãos uma carta escrita de próprio punho por este meu conterrâneo me contando de sua preocupação em relação a cirurgia no coração que o acabou vitimando.
 
Os seguidores do estilo Bertussi são inúmeros. Todos aqueles que retrecham a música bailável, de raiz, pura, galponeira, estão dando seguimento a este compasso que uniu o Rio Grande e que tinham em Adelar e Honeyde Bertussi a estampa musical de nossa terra.