RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AONDE VOCÊ ENCONTRA A PAZ - Gravura: Aldo Chiappe

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SOBRE A EXECUÇÃO DO HINO EM JOGOS


Buenas Seu Léo! Tudo bueno!?

Sou leitor assíduo do seu blog e, referente à postagem sobre Hino Riograndense, onde o senhor fala sobre a execução do mesmo em jogos da dupla Grenal, tenho que comentar...
Em uma rápida investigação achei esse link:
http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=358765
Lembro que o hino era executado em todos os jogos, mas depois dessa lei (que considero absurda), deixou-se de lado o uso do mesmo.
Acho que cabe uma investigação mais profunda...

abraço,
Felicio Lampert.


O que diz a lei:


10/11/2011

Prefeito sanciona lei que restringe execução de hinos nos estádios da Capital

Iniciativa do vereador Alceu Brasinha já é válida na partida entre Grêmio e Palmeiras, no domingo  

O prefeito José Fortunati sancionou o projeto do vereador Alceu Brasinha (PTB) que torna facultativa a execução dos hinos Nacional e do Rio Grande do Sul nas partidas de futebol. A lei já vale no próximo domingo, quando ocorre a partida entre Grêmio e Palmeiras, no estádio Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro.

Pela matéria, a obrigatoriedade do Hino Nacional fica restrita a jogos esportivos de caráter internacional e a jogos da Seleção Brasileira. O Hino Rio-Grandense, por sua vez, é facultativo e não pode de qualquer forma atrasar o início da partida.

Conforme Brasinha, a imposição banalizou os hinos perante à torcida e aos jogadores. "A execução desses hinos em todos os jogos esportivos está, de certa forma, tornando corriqueiras as apresentações, quando a intenção anterior é justamente enaltecer a cultura do povo e a lembrança de nossa história”, justificou, em outubro, quando a matéria foi aprovada no parlamento gaúcho.