RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

HINO RIOGRANDENSE EM GUARANY


Anteontem, terça-feira, estive nas comemorações dos 121 anos da fundação do GORGS (Grande Oriente do Rio Grande do Sul), potência maçônica a qual sou vinculado.   

A Sessão Magna aconteceu no Templo Nobre Caldas Junior, que esteve tomado por mais de 200 pessoas. Nesta oportunidade, entre outras atividades, foram cantados três hinos: o hino nacional brasileiro, o hino do próprio GORGS e o hino riograndense. 

Pois lhes conto. Quando cantaram o hino riograndense, parecia que o mundo velho vinha abaixo tal o entusiasmo. Sempre é assim. Por isso escrevi a canção De Como Cantar um Hino, musicada e gravada pelo meu amigo Paullo Costa (vídeo acima).

Aliás, sobre este assunto, andam reclamando porque as torcidas de Grêmio e Internacional cantam o hino riograndense enquanto se executa o hino brasileiro (obrigatório por lei) antes de cada jogo. Mas eu dou uma sugestão aos administradores dos estádios. Ao invés de ficarem bravos com os torcedores gaúchos, porque não mudam de estratégia e colocam o hino riograndense na entrada de cada time em campo quando a partida é em Porto Alegre? Garanto que as torcidas ficariam felizes e não atrapalhariam na hora da execução do hino nacional. É uma sugestão que satisfaz a gregos e troianos. 

Mas bueno, voltando a noite de terça.

Meu irmão maçom Mauro Vanderlei de Souza Braga, parceiro do Piquete Fraternidade Gaúcha, amigaço do Telmo de Lima Freitas e que sempre nos dá uma mão das bem boa na Tertúlia Maçônica decorando com seus trastes galponeiros o palco do evento, me repassou uma preciosidade que é a letra do hino riograndense em guarany, língua que ele, nos tempos que atuou como militar de fronteira na selva (foto abaixo), estudou com afinco.

Já prometi ao Braga que na próxima Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula vamos botar um coral de índios guaranys no palco para cantar o hino riograndense em sua língua mãe. Vai ser de arrepiar o sabugo.  







HINO RIOGRANDENSE EM GUARANY - MBAI

COMO AURORA PRECURSORA 
DO FAROL DA DIVINDADE, 
FOI O 20 DE SETEMBRO 
O PERCURSOR DA LIBERDADE.

COEMBOTAICHA OGUHAÊ 
YASYRENYPE TUPAMBAE 
UPE 20 DE SETEMBRE 
TUVICHA OGUERU TAPE PYAHU

MOSTREMOS VALOR, CONSTANCIA, 
NESTA ÍMPIA E INJUSTA GUERRA, 
SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS             Estribilho. 
DE MODELO A TODA TERRA

TAPE POTIRE YAGUATA OÑONDIVEPA 
YAHECHAUKE OPAITEARA 
MACAITEVA TETAGUAPE 
NAIPORAIVA ÑORAIRO

MAS NÃO BASTA PRA SER LIVRE 
SER FORTE, AGUERRIDO E BRAVO. 
POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE 
ACABA POR SER ESCRAVO.

MABARETE PYAGUASU 
OIMBRARAMO YEPE 
TETAGUA NDORECOIVA ARADU 
ÑEÑPYTIME OICOVENE OPA ARAITE

Letra: FRANCISCO PINTO DA FONTOURA 
Música: JOAQUIM JOSÉ DE MEDANHA 
ADAPTAÇÃO PARA O GUARANY - MBAI 
Mauro Vanderlei de Souza Braga