RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 18 de outubro de 2014

ANEMIA, PRAS BANDAS DE SÃO "CHICO"


Ontem a tarde, juntamente com meus Irmãos e parceiros de Piquete Fraternidade Gaúcha Ciro e Milano, nos bandeamos para São Francisco de Paula com a finalidade de arrematar, com o companheiraço Adão Ondino de Moraes Bueno, detalhes de mais uma cavalgada dos Irmãos do Estribo.

Antes de irmos tomar um suculento café na belíssima e espiritualizada residência da Liane e do Bueno, resolvemos dar uma bombeada no Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes, onde ficaríamos instalados nos dias 7, 8 e 9 de novembro próximos.

Quando adentrávamos na cancela do Parque um carro chapa branca, da inspetoria veterinária estava saindo do local onde fomos informados que haviam constatado anemia (doença sangüinea eqüina transmissível pela mordida de "mutuca") em uma égua ali localizada.

Em conseqüência, pelo prazo de 60 dias nenhum animal poderia entrar ou sair do Parque até que providências fossem tomadas. Como a notícia assustou nossa companheirada, a cavalgada dos Irmãos do Estribo em São Francisco de Paula foi cancelada e transferida para um outro lugar a ser estudado por nossa patronagem (do Piquete e da Campeira).

E o alerta está dado....

****

A anemia infecciosa eqüina (AIE) é uma doença de notificação obrigatória, de ocorrência em todos os estados do Brasil, de extrema importância no aspecto sanitário e econômico, pois além de levar à morte muitos dos animais acometidos pelo seu agente causador, pode tornar outros indivíduos portadores assintomáticos da doença sendo potentes disseminadores da mesma, portanto o sacrifício dos animais acometidos é obrigatório na maioria das regiões do país.


É conhecida também como febre dos pântanos, por que nas áreas pantanosas, a população de insetos hematófagos (que se alimentam de sangue), vetores naturais da doença, é muito grande e os animais ficam expostos à contaminação.


É uma enfermidade infecto-contagiosa de eqüídeos e caracterizada por se apresentar sob as formas: aguda, crônica e assintomática, porém a forma crônica é a principal. Seus sinais clínicos mais comuns são febre intermitente, apatia, edema de partes baixas, debilidade progressiva, severa anemia e icterícia (mucosas amareladas). Menos comumente apresenta infertilidade, abortos, cólica e ataxia (incoordenação motora).