RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UM DEDO DE PROSA SOBRE A SESMARIA


Na chapa acima alguns dos diversos agraciados com o troféu Sesmaria

Nos festivais de poesia navega pelos ares algo de diferente dos outros eventos. Não sei qual a razão mas a interação entre os participantes é bem maior do que um festival de música,  por exemplo. Claro que todos almejam vencer, mas tenho para mim que isto não é o único motivo desta unção de poetas. Em longos anos de convivência na seara poética não lembro de alguma briga ou consternação por causa de resultados, ao contrário do que ocorre, seguidamente, em outros concursos artísticos.

E a Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório, que ocorreu em sua 19ª edição neste fim de semana, só veio confirmar isto tudo. Podemos até não concordar com os resultados apresentados pelos avaliadores, pois eles, com certeza agradarão uns e desagradarão outros, mas fica por aí, e o festival, em si, fica para a história. 

A Sesmaria, mal comparando, significa para os demais eventos poéticos, o que a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana já representou para os festivais nativistas. É o ícone. Muitos eventos tem a Sesmaria como modelo, como meta. Sou coordenador da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula e sei bem do que falo.

O festival realizado em Osório tem um carisma, um charme, uma áurea única. É realizado num local apropriado, de tamanho ideal para um evento desta natureza (Câmara de Vereadores de Osório) com capacidade para 250 pessoas. Nós realizamos a Tertúlia Maçônica no Dante Baroni (Assembleia Legislativa do Estado) com capacidade para 700 pessoas. Na última edição colocamos 500 pessoas na Tertúlia. Aí, tinham duzentas cadeiras vazias e dava um ar estranho. Em suma colocamos o dobro de público da Sesmaria mas o clima era outro...

Também tenho minhas dúvidas em relação a produtividade dos participantes quando tal tipo de evento é realizado em Centros de Tradições ou mesmo em ginásios, em face de que o público não se concentra e poesia..... é poesia. 

Outros festivais do gênero estão a caminho e isto é muito bom como resgate desta arte tão bonita e tão importante dentro do regionalismo riograndense. Dentro deste contexto estou levando muita fé na 1ª Tertúlia da Poesia de Santa Maria, que tem à frente os meus amigos Carlinhos, Fabrício Vargas e Paulo Ricardo Costa.

Quero, enfim, dar os parabéns ao Eduardo Aluísio Abrahão, Prefeito Municipal de Osório, a Liege Ferreira, Secretária de Cultura, ao Dinarte Lima, Presidente da Associação Cultural Sesmaria, ao Nézio Dias Marçal, ao Julio Cesar Ribas e ao Airton Machado (Tio Ito), responsáveis diretos por mais esta bela edição que foi a 19ª Quadra da Sesmaria da Poesia Gaúcha. 

Paulo Ricardo Costa, Paulo Ricardo dos Santos, Léo Ribeiro, Cândido Brasil, Jurema Chaves, Fabrício Vargas, Neiton Perufo - a convivência entre os vates é o melhor do festival.