RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
LEVANTA GAÚCHO ! Foto: Reprodução G1/Globo

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SINUCA DE BICO PROS LADOS DA MINHA TERRA


 Colheita da Macela, em São Francisco de Paula virou sinônimo de 
romaria de motoqueiros e dor de cabeça aos moradores da cidade

A história é a seguinte:

Há longos anos, na Semana Santa, mais precisamente na quinta-feira a noite, milhares de motoqueiros sobem a serra rumo a São Chico de Paula. No princípio eram poucos. Um pequeno grupo que iniciou a peregrinação com o intuito de colher a Macela, flor considerada santa, muito eficaz para a digestão e outros males e que é muito farta naquela região serrana. 

Reza a lenda que a Macela deve ser colhida na madrugada de quinta para sexta-feira, ainda orvalhada pois este (orvalho) seria as lágrimas de nossa senhora pela morte de Jesus Cristo.

Com o passar dos anos o número de visitantes sobre duas rodas foi aumentando e hoje uma verdadeira multidão se faz presente, mais preocupada com a música, com a bebida e com todas as consequências que está (bebida) produz como algazarras, brigas, roncos de motores e outras coisitas mais. É claro que não são todos, mas os inocentes acabam pagando...  o ditado vocês conhecem.

A realidade é que a cidade amanhece suja e fedida de urina e fezes. 

Ali por 2002, se não me engano, a administração pública resolveu fazer do limão uma limonada, isto é, tornar o evento uma atração turística. Foi construído palco para shows de bandas de rock, colocaram banheiros químicos ao longo da avenida, a Brigada Militar disponibilizou dezenas de militares, inclusive a cavalo, e a coisa fluiu melhor do que a desorganização de antes.

Agora, em 2014, veio o tiro no pé!

Alguns moradores (falam em 240), com o apoio da igreja que não aceita tamanho desrespeito a um dia sagrado, através de um abaixo assinado, ganharam na justiça local uma liminar que proíbe a prefeitura de qualquer atividade em relação a esta festividade, ou seja, com a intenção de terminar com a balbúrdia, afastaram quem ainda tentava organizar alguma coisa.

 Não sei o que vai acontecer nesta noite de quinta-feira, mas os prognósticos não são nada bons. 

Como não sou de ficar em cima do muro, vou dar uma saída, 0800 (de graça) para contentar gregos e troianos, no caso, moradores e visitantes. Que, para o ano que vem (para este seja o que Deus quiser), se loque um espaço distante cinco ou seis km da cidade, se monte uma grande estrutura de palco, shows, bares, banheiros, etc... (não pensem no Parque da Balança pois já sei que a Associação Rural não permitiria) e façam lá tal concentração. Seria o WOODSTOCK SERRANO.

É a única saída para esta sinuca de bico!

Apesar dos contratempos, nesta páscoa vou colher minha Macela 
e fazer o que sempre faço quando subo a serra: 
Matear no Lago São Bernardo, um dos lugares mais bonitos do Brasil.