RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SINTO VERGONHA DA SECRETARIA DE CULTURA DE PORTO ALEGRE


Recebemos do Sr Guimarães, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre um e-mail reafirmando tudo aquilo que recentemente falamos aqui no blog, no dia do aniversário da capital de todos os gaúchos, ou seja, o desprezo que a Secretária de Cultura deste município tem para com o tradicionalismo, o nativismo, o regionalismo, o gauchismo, ou qualquer ismo que envolva os costumes relacionados com a tradição gaúcha.

Eis o e-mail e, ao final, a opinião do blog: 

É com pesar que vemos o descaso com que a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre está tratando a implantação do inédito Plano Municipal de Cultura da cidade. O plano está sendo elaborado, conjuntamente pela Secretaria e pelo Conselho de Cultura municipal, com dificuldades de material humano e vontade política do poder público. O PMC tem como conteúdo as resoluções de 16 anos de participação democrática nas 8 conferências municipais e será a orientação para 10 anos de gestão pública de cultura de Porto Alegre.

O Conselho de Cultura vem apontando em suas ações, desde o início da elaboração do PMC, o descaso da Secretaria de Cultura com a sociedade civil, o que é reforçado pelas metas do CONTRATO DE GESTÃO assinado entre esta Secretaria e a Prefeitura nesta semana. De acordo com este contrato a Secretaria de Cultura divide e fortalece alguns setores da área cultural não priorizando o todo, como fazem as outras secretarias destacando como meta principal seus planos municipais.

O Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, de acordo com suas prerrogativas de propor, deliberar e fiscalizar as políticas públicas da cidade, manifesta o seu descontentamento perante a escolha das metas sem a participação da sociedade civil e conclama a todos  à se manifestarem.

Contrato da SMC (Cultura):

COMPROMISSO COM PORTO ALEGRE


1 - Requalificar a Usina do Gasômetro com A entrega do Teatro Elis Regina e DA Pinacoteca APLUB;
2 - Implantar o primeiro módulo DE arquibancadas do Sambódromo;
3 - Implantar o Plano Municipal do Livro e da Leitura e a primeira casa comunitária de leitura vinculada aos CARs - Centros Administrativos Regionais;
4 - Qualificar e equipar o estúdio de gravação de som Geraldo Flach;
5 - Ampliar e promover atividades nas 17 regiões da cidade pela Descentralização da Cultura;
6 - Reformular e incrementar o sistema FUMPROARTE. 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
F: 3026.6777 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com

Nota do Blog: Podemos ver no contrato da Secretaria Municipal de Cultura com a Prefeitura Municipal que nos seis compromissos relacionados acima, nenhum contempla o tradicionalismo. Ao contrário, no item 5 diz que almeja Ampliar e promover atividades nas 17 regiões da cidade pela Descentralização da Cultura;  

Isto só reafirma o que dissemos que, para a atual administração municipal a tradição gaúcha não existe e o pouco que existe, por força da própria gauchada, está sendo jogado por terra.

Não temos ninguém que defenda, dentro da Secretaria, as nossas tradições.

Porque não colocaram os seguintes itens neste contrato de compromisso com Porto Alegre?   

1 - Implementar, na antiga sede do GrêmIo Gaúcho, casa que abrigou a primeira Sociedade Tradicionalista no Estado e que hoje está apodrecendo, o Museu do Gaúcho, pois não temos nenhum em Porto Alegre. 

2- Manter limpos os monumentos representativos da cultura gaúcha em nossa cidade.

3- Lutar pela aprovação do projeto (já vetado pelo Prefeito) da implantação de uma Cidade Temática Permanente, ali no Parque da Harmonia, com oficinas de música, dança, etc... e opção de lazer aos Porto Alegrenses, além de mostrar um pouco de nossa cultura aos visitantes.

O que penso sobre a Secretaria de Cultura da cidade que eu, e tantos gaúchos interioranos escolhemos para morar, é impublicável!