RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

domingo, 17 de fevereiro de 2013

RETRATOS DE UM RIO GRANDE ANTIGO

Hoje minha prima Vera Santos está de aniversário. Fui dar-lhe os parabéns através do facebook (que ferramenta genial que inventaram) e dei de cara com este retrato de quando seu marido Hélio Soares dos Santos a conheceu (ver depoimento do próprio Hélio abaixo da foto). 

O gaúcho com uma prenda na garupa. Só vi isto uma vez, num Rodeio de Vacaria, no desfile de abertura, quando o grande tradicionalista Jorge Karan, estampa de campesino, bailarino dos Muuripás, e que nos deixou há pouco, entrou no parque de rodeios com uma prenda de vestido amarelo na garupa do flete faceiro, inquieto, pois sabia que carregava em suas ancas uma Mulher Gaúcha.

Eu sabia que tu era taura, meu "ermão" Hélio Soares dos Santos, mas refazer aquela imagem perdida há mais de quarenta anos num longínquo Rodeio da Vacaria, me emocionou. Parabéns, Vera. Parabéns, Hélio!


"Quando conheci a Vera levantei na Garupa do meu cuiudo Tordilho, bem domado que dava pra brigar de faca, tinha nojo de pisar no chão, sabia que levava a flor mais linda dos Souzas na garupa. Na avenida ela se firmava no meu cinto, e eu na perna e na espora. graças a Deus saímos bem desta pacholeada."