RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

POR QUE SOMENTE AS CAVALGADAS?


Ontem, no espaço logo abaixo, fiz uma postagem sobre a interpelação de fiscais da Secretaria da Agricultura aos integrantes da Cavalgada do Mar (105 já foram retirados do evento) e encerrei  meus escritos com a seguinte nota: 

Nota do Blog do Léo Ribeiro: Decisão correta! Contudo, seria imperioso que tais fiscais tivessem a mesma dedicação em relação aos carroceiros de Porto Alegre. A diferença é que lá, não dá visibilidade.

Recebi alguns contrapontos no facebook e no próprio blog alegando que eu estava protegendo o pessoal da cavalgada em detrimento dos caroceiros, por que são pobres, ignorantes e coisa que o valha e que o correto, a estas pessoas humildes, seriam medidas sócio-educativas.

Como não fui entendido, venho me manifestar pela segunda e última vez.

1 - Eu disse que a atitude dos fiscais em relação a Cavalgada do Mar foi uma "Decisão Correta".

2 - Não disse, mas digo, que moro a mais de 40 anos em Porto Alegre, faço meu trajeto para o trabalho duas vezes ao dia, me deparo com dezenas de carroças com animais raquíticos, carregando um peso   triplamente superior ao que poderiam, sem ferraduras, sendo açoitados a todo o momento e NUNCA  presenciei algum fiscal da Secretaria da Agricultura ou alguma ONG Protetora de Animais interpelando-os. 

3 - Reconheço que as pessoas nas cavalgadas estão se divertindo, tem maior poder aquisitivo, enquanto os carroceiros tiram dali o seu sustento, ou seja, estão trabalhando sob sol ou chuva para levar alguns minguados para seus filhos e talvez nem sobre alimento para seus animais. Contudo a pouca instrução não justifica a malvadeza, a judiaria. Meus pais nunca tiveram estudo, eram pessoas humildes, mas de bom coração, mesmo com os animais. 

4  - Minha indignação não é com os carroceiros e até nem são todos que agem assim. Meu protesto é contra a hipocrisia, o falso moralismo de algumas instituições. Se a lei é para todos, vamos fiscalizar TODOS. As cavalgadas, as carroças, os rodeios, os circos, a caça e a pesca predatória...  E se a medida aos condutores de carroça seria sócio-educativa, não me importa. O que me interessa é que os animais de tração também sejam fiscalizados! ... mesmo que tal atitude não dê visibilidade!