RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

105 ABANDONARAM A CAVALGADA DO MAR


POR "CONVITE" DOS FISCAIS DA SECRETARIA DA AGRICULTURA

Fiscais em ação no litoral. Foto: Secretaria da Agricultura

Uma centena de cavalarianos autuados e um rodeio interditado. Esse é balanço da fiscalização da secretaria da Agricultura na 29ªCavalgada do Mar, que encerra no sábado, em Dunas Altas, Palmares do Sul. Por força de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a fundação que organiza a cavalgada e o Ministério Público, os fiscais da pasta são os responsáveis por verificar as condições de sanidade animal e a presença de veterinário responsável.

Neste ano, dois médicos veterinários e três auxiliares e técnicos agrícolas participam do trabalho, solicitando a todos os participantes a documentação sanitária exigida para o evento (GTA, exame negativo de Anemia Infecciosa Eqüina e comprovante de vacina para Influênza Eqüina), conforme prevê a lei.

A secretaria informa que  várias abordagens já foram realizadas no trajeto determinando a saída do cavaleiro e seu animal por vários motivos, dentre eles visível cansaço do animal, animais mancando ou com cólicas. Também são coibidos comportamentos que estão proibidos segundo o TAC, tais como cavalgar nas águas ou nas dunas.

No Parque de Eventos de Imbé, onde os cavaleiros pernoitaram na segunda e terça-feira, os fiscais, acompanhados da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV),  interditaram o rodeio  anualmente  organizado pela cavalgada do local. O motivo foi  a ausência do médico veterinário responsável e ainda supostos maus tratos a  animais.

Fonte: G1 - Rio Grande do Sul - Giovani Grizotti, Repórter Farroupilha

Nota do Blog do Léo Ribeiro: Decisão correta! Contudo, seria imperioso que tais fiscais tivessem a mesma dedicação em relação aos carroceiros de Porto Alegre. A diferença é que lá, não dá visibilidade.