RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O QUE É UMA INVERNADA XIRU? PARTE 2

Por: Carlos Homrich


O REGULAMENTO DE TODOS OS CONCURSOS ARTÍSTICOS, em seu Artigo 8º nos diz que: “O concurso se divide nas seguintes categorias: Mirim, Juvenil, Adulta e Xiru, cujas idades seguem normas do Regulamento Artístico do MTG/RS.
            a) Mirim: até 13 (treze) anos (não pode ter feito 14);
            b) Juvenil: até 17 (dezessete) anos (não pode ter feito 18);
            c) Adulta: mínimo de 15 anos;
            d) Xiru: Prenda acima de 25 (vinte e cinco) anos; e Peão acima de 40 (trinta) anos.”

O termo Invernada no Dicionário Gaúcho significa campo de pastagens reservada para engorda de animais. Nos CTGs, o termo Invernada, significa departamento, sendo comum a existência das Invernadas Artística, Cultural e Campeira nas entidades tradicionalistas. Corriqueiramente, quando se fala apenas em “Invernada”, refere-se ao grupo de danças, organizado pela Invernada Artística.

Conforme acima e de acordo com a idade dos integrantes, as Invernadas são divididas em Mirim, Juvenil, Adulta e Xiru conforme regulamento artístico do MTG e em São Paulo (MTG-SP), Monarca, que é igual ou superior a 50 anos.

 Enquanto o Movimento Tradicionalista Gaúcho discute se a beleza em seus concursos é ou não é levada em consideração, proíbe o uso de boina ou define por decreto quantos centímetros uma peça de roupa pode ter para ser gaúcha, a verdadeira cultura gaúcha morre aos poucos. Essas discussões no centro das atenções são sintomáticas do que está acontecendo, ou o MTG se reinventa ou vai matar o gaúcho rio-grandense.

A maioria absoluta da população rio-grandense pensa que gaúcho é quem nasce no Rio Grande do Sul. Mas tradicionalista é àquele que vive a tradição gaúcha e nós, Xirus, temos o dever e obrigação de passar adiante esta missão. Transmitir nossas tradições, nossas danças, nossa indumentária aos nossos filhos, netos. Vamos preservar aquilo que nossos pais, nossos avós nos transmitiram.

Não nos basta chegarmos a Patrão de um CTG e depois deixarmos, abandonarmos e esquecermos tudo. Vamos participar de nossas Invernadas Xirus. É uma bela maneira de transmitirmos aos nossos filhos e netos a nossa tradição.

Nosso amigo e "novo" cultor do tradicionalismo. Jeandro Garcia disse em sua entrevista recentemente a este Blog, quando perguntado:

“5. O que não gostas dentro da nossa cultura?
- Gosto de tudo que é da nossa cultura, pois não considero parte dela as coisas que me desagradam, como rixas, interesses pessoais acima da cultura, e o descaso com nossos princípios.”

Xiruzada, baseado nestes princípios, vamos preservar e passar adiante aquilo que nos passaram, nossas tradições, nossas danças, nossa cultura. Assim fazendo temos certeza de um futuro promissor para nossos filhos, para nossos netos, enfim para nossos Centros de Tradições Gaúchas. Temos Invernadas Xirus em quase todos eles.