RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO

EM SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE


 Os Congressos que antecederam o MTG e, os que aconteceram depois, fizeram a história do tradicionalismo gaúcho, pois foram fóruns de grandes debates e proposições que definiram o rumo e os princípios que nortearam o tradicionalismo pelos tempos. É o conclave que reúne os CTGs filiados ao MTG de todo o Rio Grande do Sul.

Santa Maria será sede do 60º Congresso, sendo que sediou outros dois grandes, o 1º, em 1954 e o 50º, em 2004.

E neste Congresso, em janeiro de 2013, uma sessão especial do Filme: Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, adaptado para o cinema por Henrique de Freitas Lima, será exibido no conclave. O cineasta acompanhará a exibição do filme para fazer comentários com os tradicionalistas. Será uma oportunidade única para quem não teve a oportunidade de ver o filme, que não chegou a todas as cidades do interior gaúcho.

OUTROS CONGRESSOS

O 1º Congresso, que aconteceu em 1954, em Santa Maria, foi apresentado teses importantíssimas, como:
O Sentido e o Valor do Tradicionalismo” – De Barbosa Lessa
O Tradicionalismo como força educativa” – de Hugo Ramirez
As danças folclóricas e a educação” – Eloah Loyre Brum

Em 1955, no CTG Mate Amargo, em Rio Grande, aconteceu o segundo Congresso e lá ficaram registradas as teses:
A Função aculturadora dos CTGs” – Carlos Galvão Kerbs
O tradicionalismo e as novas gerações” – Thereza de Almeida

6° Congresso Tradicionalista, dezembro de 1959, em Cachoeira do Sul-RS
João Cezimbra Jaques – Patrono do Tradicionalismo”  – proposta de Antonio Augusto Fagundes e Noé Sandino Vieira, representantes do "Boitatá" Centro de Estudos de Folclore e Tradicionalismo, de Porto Alegre.

7° Congresso Tradicionalista, outubro de 1960, em Santo Ângelo-RS.
“Diretriz para o Tradicionalismo” - proposta de Glaucus Saraiva da Fonseca.

8° Congresso Tradicionalista, julho de 1961, em Taquara.
“Carta de Princípios” - redigida por Glaucus Saraiva da Fonseca, considerada a principal diretriz filosófica do tradicionalismo gaúcho.

12° Congresso Tradicionalista, outubro de 1966, em Tramandaí-RS.
Movimento Tradicionalista Gaúcho” aprovada a criação e o Estatuto.

13° Congresso Tradicionalista dezembro de 1967 em São Gabriel-RS.
“Manual do Tradicionalista” - autoria de Glaucus Saraiva da Fonseca.

32° Congresso Tradicionalista janeiro de 1987 em Capão da Canoa;
Criação da Comissão Provisória de Jovem” - proposta de João Paulo e Rosângela Moraes.

34° Congresso Tradicionalista janeiro de 1989 em Caçapava do Sul
Congresso troca de Nome” - passa de "Congresso Tradicionalista do Rio Grande do Sul", para “Congresso Tradicionalista Gaúcho”.
Departamento Jovem” - criação do departamento.

35° Congresso Tradicionalista janeiro de 1990 em Ijuí-RS.
Seminário para Patrões” - proposta de Onésimo Carneiro Duarte.

36° Congresso Tradicionalista janeiro de 1991 em Júlio de Castilhos/RS.
A Carta de Princípios e os problemas do MTG” - tese de Mário Mattos.

37° Congresso Tradicionalista janeiro de 1992 em Pelotas/RS.
Rodeio Campeiro em 1901” - pesquisa: autoria de Zeno Dias Chaves, a partir uma publicação em julho de 1930, Zeferino Costa, intitulada "União Gaúcha - Reminiscência de uma festa". O relato de um rodeio campeiro em Pelotas, no ano de 1901.

43° Congresso Tradicionalista,  janeiro de 1998 em Santa Cruz do Sul/RS
Hino Tradicionalista” – Barbosa Lessa
ORCAV – Ordem dos Cavaleiros do RS” – Celso Souza Soares

44° Congresso Tradicionalista,  janeiro de 1999 em Passo Fundo/RS
Criação da Vice-Presidência de Cultura do MTG

52° Congresso Tradicionalista,  janeiro de 2006 em Cachoeirinha/RS
Tema dos festejos Farroupilhas passa a ser definido no Congresso Tradicionalista” – Manoelito Carlos Savaris
  
Rogério Bastos
051-81864262