RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINHA VISÃO DO ENART

Por: Jeandro Garcia


Buenas amigos,

os Fandangueiros da Tradição e eu ainda estamos nos recompondo deste baita ENART 2012! Cansaço proporcional ao tamanho da nossa felicidade, pois saímos de lá com o troféu de melhor acampamento do ENART 2012, onde é avaliado deste o mais tradicional até o mais organizado e principalmente o comportamento de seus integrantes. Foi um belo trabalho em conjunto, onde decoramos como se fosse um baile de fandango, e ficamos atentos a nossa postura e para quem nenhum desavisado tocasse qualquer coisa que não fosse musica gaúcha, o que não foi sacrifício pra ninguém, apenas diversão e tradicionalismo. Mas não foi difícil ganhar, pois a ultima coisa que se vê lá é jovens de bombachas e músicas gaúchas tocadas ou escutadas por eles, tem é muito sertanejo universitário, pagode, samba... quando o volume tá alto a brigada vem e ameaça recolher, eu acho que já deveria pelo menos levar os cabos das caixas. Mas no geral e um lindo acampamento, grande e sem maiores incidentes, vale a pena e muito ficar por lá.

É o segundo ano que participo, e mais uma vez torcendo pelo nosso casal Josiel e Marianne na dança de salão, já campeões em 2009, mas agora um belo 4º lugar que nos honra muito, a diferença para o 1º foi de apenas 0,05! E ali já pude perceber o crescimento dos individuais, além do nível muito alto dos concorrentes, o público que acompanhava era no mínimo o dobro! Muita gente mesmo! Andamos por outros palcos e muitos também lotados, na chula as arquibancadas eram cheias, na força B (danças tradicionais) embora o calor e o som que não se entendia nada, também lotado, força A também, ginásio com bom público, mas percebi e vi comentários na internet que elas tiveram um pouco menos de evidência dessa vez, contrariando a tendência do evento em favorecê-los sempre e nem tanto as outras 23 modalidades, que é onde estão realmente o maior número de tradicionalistas, os individuais.

A transmissão da TV COM e a cobertura dada este ano realmente foi bem maior, mas nem 10% do que eu acho que deveria ser feito por todas as mídias, nosso acampamento até no Jornal Nacional apareceu. A transmissão pela Internet ainda avalio com uma importância gigante para o evento, algo que começou lá em 2009 com os amigos Rogério Bastos e Daniel Serafim e agora leva o evento para o mundo todo, nós transmitimos via fotos no Facebook e foram centenas de “curtir”, compartilhamentos e comentários, nosso site teve 11x mais acessos que 2011!

Realmente um grande evento, que foi o melhor e maior de todos os tempos, pelo que dizem, eu achei melhor que 2011 com certeza, a estrutura melhorou bastante, a prefeitura realmente melhorou as condições de competição e acampamento, mas ainda falta alguma coisa para ser ideal mesmo. No lado que ficamos a primeira torneira ficava a 200m, quem acampa sabe a falta que faz água por perto, e ali tinha no mínimo mil pessoas acampadas. Quanto a organização por parte do MTG, no geral achei muito boa, embora sempre tenha algum descontente, todas as vezes que procurei a entidade fui bem atendido, só Santa Cruz do Sul que precisa acordar que é um evento para 80mil pessoas e não para 60mil, como parecem fazer.

Grande abraço
Jeandro Garcia
@cultura_gaucha / www.fandangueirosdatradicao.com.br