RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 2 de junho de 2012

OS TIRANOS, DIA 07, NO JORNAL DO ALMOÇO

Ontem, na boca da noite, recebi o CD 20 Anos de Estrada, do grupo musical Os Tiranos. O DVD, produzido na mesma ocasião, ainda não vi. Nunca fiz uma contabilidade de meus trabalhos, mas devo ter mais de 300 letras musicadas pelos mais diversos grupos de baile e artistas rio-grandenses. Destas, 10% foram com Os Tiranos, ou seja, devo ter mais de 30 composições gravadas por este conjunto galponeiro de São Francisco de Paula, dentre estas, algumas canções se tornaram verdadeiros clássicos como: Brasil de Bombachas, Gaúchos do Litoral, De Sangue Catarinense, e outras tantas. Sendo assim, acompanhei passo-a-passo a trajetória desta gurizada que teve (e deve ter) como grandes ídolos e a quem devem muito de seu sucesso, o conjunto Os Serranos, bomjesuenses então já consagrados no ventre musical do Estado.

Vinte anos passados, algumas alterações em sua estrutura, e hoje Os Tiranos é um dos grupos mais respeitados. Mantiveram-se firmes em sua musicalidade não cedendo aos apelos do "maxixe" que desvirtuou muita gente boa.

O CD 20 Anos de Estrada é um retrato fiel do grupo com o qual me identifico profundamente. Por isto mesmo não me aprofundo em elogios pois me parece que estaria elogiando a mim próprio, coisa que não fica bem. Mas quem desejar conferir minha prosa, no dia 07 de junho o grupo estará lançando o CD e DVD no Jornal do Almoço em Porto Alegre e dia 08 animarão o baile na final do Ronco do Bugio em São Chico. Por su puesto, aos apreciadores da boa música galponeira, adquiram os trabalhos musicais ou participem, aonde e quando puderem, de um fandango com Os Tiranos.