O cantor sertanejo Tinoco, da dupla Tonico & Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira, à 1h42, na cidade de São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município. José Peres, 91 anos, estava internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, e morreu de insuficiência respiratória.
O velório deve começar a partir das 10h no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, na zona leste de São Paulo. O enterro está programado para as 17h no Cemitério da Vila Alpina, também na zona leste, segundo informações da TV Globo.
Tinoco formou uma das duplas sertanejas mais famosas e respeitadas do País ao lado do irmão mais novo João Salvador Peres, o Tonico, ainda nos anos 30. A dupla teve fim com a morte de Tonico, em 1994. O cantor tinha apresentação marcada para a Virada Cultural em São Paulo neste final de semana.
Junto com seu irmão, Tinoco gravou 83 discos e vendeu mais do que o cantor Roberto Carlos. Foram precursores da música sertaneja de raiz e muito do que se vê hoje em dia, até mesmo do sertanejo universitário, tão em moda, tem uma certa influência destes cantores. Mal comparando, Tonico e Tinoco estão para a música sertaneja assim como os Irmãos Bertussi estão para a música gauchesca galponeira.