RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CTG "OS PRAIANOS" LOTADO NO FERIADO

Milhares de pessoas passaram o Dia do Trabalhador no 40º Rodeio do CTG Os Praianos conferindo provas campeiras, shows e a farta gastronomia. 

            Nesta terça-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, centenas de famílias passaram o dia reunidas no 40º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, em São José (SC). Além da diversão, a maioria tinha como objetivo manter a cultura tradicionalista. Foi o caso do jovem casal Alexandre Leite Rochadel e Jaqueline Demetrio, que reuniu a família para comemorar o aniversário de um ano da filha Nicoly Demetrio Rochadel Leite. “Se os CTG’s e as famílias não continuarem incentivando e ensinando os jovens, a tradição vai aos poucos sendo esquecida porque no mundo cibernético que vivemos é muito mais fácil ficar na frente de um computador do que participar ativamente num parque de rodeio e nas lidas campeiras ou atividades artísticas”, disse o patrão do CTG Os Praianos, Evilásio de Oliveira Souza.

            Para o professor de Economia da UFSC e ex-capataz do CTG Figueira Velha, Francisco de Assis Cordeiro, um dos convidados do aniversário de Nicoly, “o CTG é um lugar que agrega a família, mantendo acesa a chama do amor as tradições e a cultura, além de fortalecer as amizades e o respeito ao próximo”. Mais adiante, algumas famílias cuidavam dos preparativos do churrasco, enquanto crianças brincavam de vaca parada, uma tradição criada por Israel Cunha, do CTG OS Praianos, há mais de 20 anos. Esta modalidade serve também como uma preparação para os tiros de laço, tanto que, Stefani Duarte, com apenas sete anos, participou pela primeira vez de uma prova laço. Ela se destacou no meio de 120 participantes, a maioria homens. O gosto pelo laço ela herdou do pai, Silvio Duarte, conhecido como silvinho, e do irmão Silvio Duarte Neto, de 15 anos. Ambos já conquistaram diversas premiações.