RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PEÇO AJUDA AOS UNIVERSITÁRIOS

Pessoal, é o seguinte: vamos fazer uma postagem mais curta que braço de motorista de kombi em virtude de que estamos sem luz aqui pelo rancho e a bateria do notebook está pela bola sete. Se a prosa atorar no meio, vocês já sabem...

Ontem a tarde, depois de ser bisonhamente derrotado no grenal, fui ver, novamente, o filme Netto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas. Desta vez, queria olhar com outros olhos. Ver os defeitos. Indumentária, cenário, coisas fora de época... Sinceramente, não vi nada relevante. É um filme muito bem feito nestes quesitos.

Em contrapartida, agora pela manhã, lendo a minha Zero Hora, vi diversas fotos da cidade cenográfica de Santa Fé, erguida em Bagé para as filmagens de O Tempo e o Vento. Uma coisa me chamou a atenção e peço ajuda aos universitários... Entre os casarões dos Amaral, dos Terra Cambará, igreja, bolicho, etc... a casa de Ana Terra foi erguida com costaneiras!? A época que Érico Veríssimo deu aos seus personagens iniciais da trilogia era fins de 1700 e começo dos anos de 1800. Nestes tempos os ranchos pobres, nos fundos de campo, não eram erguidos a barro, taquara e capim? Que algum entendido me responda, por favor.      


O rancho de Ana Terra, construído para as filmagens de O Tempo e o Vento, na cidade cenográfica de Santa Fé, em Bagé, é de costaneira, tal qual este do acampamento farroupilha. O correto não seria de barro, taquara e capim?