RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 22 de março de 2012

UMA PALESTRA POR DEMAIS INTERESSANTE

Sábado passado, dia 17, à tarde, estive na Estância da Poesia Crioula presenciando uma ilustrativa e interessante palestra proferida pela escritora Elma Santana (foto acima) sobre as parteiras e benzedeiras. Com anos de vivência e de pesquisas em torno do assunto Elma Santana demonstrou vasto conhecimento sobre o tema que abordava.

Num plenário lotado Elma fez uso de sua larga experiência como docente e intercalou suas narrativas com um aconchegante "bate papo" com a ilustre platéia presente, composta por poetas, declamadores, políticos e pessoas que levaram suas experiências familiares principalmente sobre o tema Parteiras.

Bem municiada a escritora mostrou alguns materiais extraídos de suas viagens nas fontes de pesquisas, como é o caso deste valiosíssimo documento, da foto acima (um livro de registros de nascimentos), que pertenceu a uma antiga parteira. Nesta relíquia, observamos que o grande artista Adair de Freitas nasceu pelas mãos desta parteira no município de São Gabriel, e não em Santana do Livramento, donde pensamos que era oriundo.

Foi lindo ouvir histórias acontecidas com estas mulheres parteiras (e alguns homens) pois eram verdadeiras mensageiras do pago. Conheciam todos, ficavam nos ranchos das famílias até cair o umbigo das crianças, eram pagas (quando eram) com galinhas, porcos...

A maioria dos presentes, com mais de meio século, nasceu por mãos abnegadas e boas de parteiras. É o meu caso, que vim ao mundo, lá no meio do mato das Contendas, pelo prestimoso trabalho da saudosa Dona Augustinha, minha parteira. Com o advento da cesariana as parteiras foram tornando-se peças esquecidas, mas não na memória e na insistência da nossa Elma.

Assistindo a palestra de Elma Santana me senti arrependido por, na minha juventude, não ter ido procurar minha parteira (Dona Augustinha) para dar-lhe um beijo de agradecimento.

Parabéns, escritora Elma Santana, pelo seu valioso e incansável trabalho em prol da cultura de nossa terra.

Lá pela Estância da Poesia Crioula, encontrei-me com minha amiga e blogueira Marilene Huff, que ganhou meu livro Três Poetas Serranos na promoção fotográfica RETRATANDO O RIO GRANDE, de nosso blog.