RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 22 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DO MUSEU DO TROPEIRO

Buenas Léo,

Estamos de malas prontas eu e o Zoreia para semana que vem participarmos do 9º Aniversário do Museu do Tropeiro em Ipoema-Itabira/MG (foto abaixo)como palestrante e da cavalgada festiva. Podes ver mais detalhes no blog.

Dia 13 a 17 de abril, faremos a II Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu que está prevista na Programação do XI SENATRO e em breve será mais detalhada.

Veja o e-mail de Eleni Cássia Vieira, Diretora do Museu do Tropeiro e Carlos Solera, Coordenador do Projeto Tropeiro Brasil:

Prezados e prezadas tropeiristas,

Estamos lhes enviando a programação do 9º aniversário do Museu do Tropeiro de forma completa e com passagens bem significativas.

Este ano temos um diferencial. Pela primeira vez, vamos fazer a Semana da Cultura Tropeira com palestras, oficinas e mais a presença dos superintendentes do IPHAN. A Célia Corsino, diretora do Patrimônio Imaterial do IPHAN também estará presente, assim como representante do MinC, na sexta-feira dia 30.

Os Cavaleiros da Cultura também marcarão presença.

Ao nomear o 9º aniversário do Museu do Tropeiro, pensamos também em homenagear o nosso poeta maior, o itabirano Carlos Drummond de Andrade que todos os dias já está conosco aqui no Museu do Tropeiro fazendo parte desse memorial. Pelas salas de exposição, percorrem a sua poética tão fortemente ligada ao Tropeirismo: Parêmia de Cavalo, Nomes, Mulinha, Negra, Litania das Mulheres do Passado, Privilégio, Cozinha, Tabuleiro, Negra, Balança, Caçamba, Agritortura, Braúna, Censo Industrial, Copo d'água no Sereno, Ananias, Raiz, Braúna.

Além desses poemas, pesquisamos este rico universo tropeirista trazendo para nossos projetos - o poeta que assim, sem erro de dizer, carrega uma herança familiar incontestável do homem rural, tão voltado à cultura tropeira.

A Elisa Grossi Fabrino, de BH, artista plástica e design está trabalhando a bordaria nos estandartes e indumentárias com frases e poemas do poeta para o desfile do dia 31 de março. Uma maravilha.

Só como lembrete, vamos citar alguns outros que já fazem parte do Nova Reunião 2:
Cavaleiro, Correio, Fazendeiros de Cana, Muladeiros do Sul, O Ator , O Viajante, etc....

Viemos suprir esta lacuna adicionando entre as múltiplas faces, este lado do Tropeirismo Drummondiano no momento em que o mundo todo consagra os 110 anos do imemorável poeta de Itabira. Ele será o homenageado este ano na FLIP em Paraty que acontece em julho.

Muito obrigada

Grande abraço.
Eleni Cássia Vieira
Diretora do Museu do Tropeiro

Carlos Solera
Projeto Tropeiro Brasi

Vejam a programação detalhada no instrutivo blog do meu amigo Valter Fraga Nunes (http://tradicaogauchargs.blogspot.com.br/)