RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 23 de março de 2012

"UM POUCO" DE VAIDADE É BOM PRA ALMA

Caros amigos leitores do blog. Não me deixem mentir sozinho!

Vocês são testemunhas oculares da história, de que não gosto de postar coisas sobre mim (até porque não tenho "contiúdo" para tanto).

Ocorre que a vaidade, em doses homeopáticas, faz bem ao ego de cada vivente.

Vou tentar esclarecer:

Com esta praga (no bom sentido) deste blog, não me sobra uma vasa de tempo para outras nuances da cultura nativa. Pouco tenho escrito em forma de poemas, minha galeria com desenhos gauchescos está engavetada.... é só blog, blog e blog. Imaginem se eu aprendo a lidar no facebook (estou me aclimatando com esta ferramenta).

A única exceção é quando algum amigo músico, muito chegado, me bota contra a parede pedindo alguma letra para musicar. Eu enrolo, enrolo, mas acaba saindo.

Por isto, temos aí, na boca do forno, umas 10 letras com o Zezinho e o Grupo Floreio, Volnei Gomes, Celso Oliveira, Luis dos Reis, Os Mirins... E foi de uma letra com Os Mirins (Quem Vive do Verso), CD que saiu agorita (eu ainda nem recebi), que me chegou, do Paraná, o e-mail abaixo, que me tapou de vaidade e me fez um afago na alma. Ei-lo.

Olá, caro Léo Ribeiro! Embora ainda não tenhamos sido apresentados, pessoalmente, conheço e acompanho teu trabalho de composição há algum tempo. Aprecio tuas composições, bem como as de outros poucos grandes autores que retratam a verdade da vida gaúcha.

Sou músico paranaense, difundindo exclusivamente a pura música tradicionalista gaúcha nos palcos da vida, cantando e tocando com simplicidade as canções que falam da vida e da cultura do Sul.

Além da música, atuo em rádio e em televisão. Em 2010, tive a oportunidade de lançar o CD Fandangueando, em parceria com a Acit, da qual sou contratado. Este CD é uma coletânea de músicas que executo em meu programa (Fandangueando). Nele, incluí "Mates de Saudades", uma das tuas lindas composições gravada por Albino Manique, minha primeira e maior inspiração como gaiteiro.

Agora, acabo de receber o novo CD dos Mirins - Campo Aberto. Uma música, em especial, me prendeu ao disco: "Quem Vive do Verso", obra tua e do Albino. Emocionante! Simplesmente uma das melhores obras musicais que já ouvi. A cada frase, vi nela um espelho de minha vida profissional e de tantos e tantos músicos que vêm tentando "viver do verso".

Parabéns!! A ti e ao mestre Albino. Obrigado por nos oferecer tão linda música. Quando falares com ele, estenda-lhe essa mensagem.

Nessas andanças e tropeços pelos carreiros da música, venho aprendendo, sem pretensões, a desenhar alguns versos. Gravei meu novo trabalho (Minha Alma Cantadeira) agora no final do ano de 2011, todo com composições próprias. Se puder perder uns minutos e conhecer, acesse meu site: www.juliocezarleonardi.com.br.

Um abraço !

Júlio Cézar Leonardi