RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 23 de março de 2012

OS DEZ "MAIORES" GAITEIROS GAÚCHOS

Gurizada catarinense do Pura Cepa

MAIS ALGUMAS OPINIÕES DE NOSSOS COLABORADORES

Edgar Paiva

Meu Mano Léo Ribeiro,

como estás?? E a família, espero que tudo em paz!

Achei ótima essa idéia de fazer um "ranking" dos 10 maiores gaiteiros gaúchos, isso é importantíssimo, pois teremos uma real noção de quem são os 10 que mais sabem acariciar e fazer com que esses instrumentos nos encham a alma de emoção.

Essa lista é uma parceria minha e do compadre JAURO GEHLEN, que é Gaiteiro de excepcional qualidade e excelente cantor.

Vamos lá:

01 - ALBINO MANIQUE ( Incomparável, nenhum outro gaiteiro ou acordeonista teve tantas músicas autorais de tamanha qualidade, É O MESTRE DOS MESTRES) 02 - HONEYDE BERTUSSI ( Pioneirismo, inovador, junto com seu irmão formaram um estilo próprio de "duo de gaitas", que fez escola) 03 - ADELAR BERTUSSI ( mesmos referencias do mestre Honeyde, mas tendo uma carreira mais fandangueira, na minha percepção) 04 - EDSON DUTRA ( Quem criou um tema como POR UM SORRISO BIBIANA não pode fica de fora... Diferenciado músico que fez escola) 05 - LUIZ CARLOS BORGES ( Pelo conjunto da Obra, mas principalmente, por ajudar a tornar o chamamé conhecidíssimo aqui no Rio Grande)06 - RÉGIS MARQUES (A técnica e o agilidade desse músico, merece estar nesta relação) 07 - LUIS CARLOS PEREIRA(PEREIRINHA) ( Música de uma técnica fantástica, que já nos deixou) 08 - JULIO CEZAR DE LIMA ( JULIO LIMA, NEGO JULIO) (Atuou com o Grupo Minuano muitos anos, uma mescla de técnica e força) 09 - VALDIR LIMA (PERTÔNICO) ( Missioneiro que tem um toque personalizado e muito original) 10 - ROMEU SEIBEL (CHIQUINHO DO ACORDEON) ( Esse meu compadre Jauro disse que não poderia ficar de fora, pois é gaúcho e foi um mestre!!)

Abraços mano Léo,

Gostamos muito desse exercício de eleger os 10 + da Gaita Piano e vamos aguardar para relacionar os da gaita de Botão e Cromática!

Sucesso sempre!!!

Israel Lopes

Amigo Léo

Agora, voltei da lides do dia a dia, e estou participando da Enquete sobre os 10 Melhores Gaiteiros. É uma tarefa difícil, mas, estou fazendo a minha lista:

1) Adelar Bertussi; 2) Honeyde Bertussi; 3) Albino Manique; 4) Luiz Carlos Borges; 5) Oswaldinho (da Dupla Campeira, com Zé Bernardes. Este foi um dos maiores gaiteiros que já escutei, tocando chotes, rancheiras, Era um fenômeno! Na música "Ao Raiar do Dia" era um maestro campeiro); 6) Gildinho (do conjunto Os Monarcas); 7) Mary Teresinha; 8) Doné Teixeira (dos Irmãos Teixeira); 9) Ney Fernandes; e 10) Marinês Siqueira.

Parabéns por essa enquete, onde as preferências musicais são diversas, evidentemente, o que engradece muito a cultura musical do Rio Grande, tão rica em diversidade, resultado de uma mescla de etnias, que ajudaram na formação do povo gaúcho, influenciando na sua cultura, na sua tradição regional.

Abraços

Israel Lopes

Carlos Homrich

Mano Léo.

Que bela iniciativa. Não sei se vale o nome de gaiteiros que já nos deixaram, mas de qualquer maneira, ai vai a minha relação.

Adelar Bertussi, Edson Dutra, Albino Manique, Gildinho dos Monarcas, Beto Caetano, Porca Veia, Tio Bilia, Gaúcho da Fronteira, Borguetinho, Iedo Silva.

Um Forte Quebras Costelas

Carlos Homrich
Advogado
OAB/RS 39.479

Valdemar Engroff

Buenos Dias Léo

Boleio a perna para trazer os 10 gaiteiros (120 baixos) que, na minha opinião, não necessariamente nesta ordem, são os melhores Rio Grande afora....:

1 - Adelar Bertussi 2 - Albino Manique - Os Mirins 3 - Gildinho - Os Monarcas 4 - Porca Veia 5 - Edson Dutra - Os Serranos 6 - Luiz Carlos Borges 7 - Régis Marques - Grupo Rodeio 8 - Zezinho - Grupo Floreio 9 - Cleiton Guerreiro - Os Campesinos (Pelotas) 10 - Edu Vicente - Os Pampeiros - São José dos Campos (SP)

Baita Abraço

Valdemar Engroff
Gerência da Classificação e Certificação
EMATER/RS- ASCAR -(51) 2125 3074
Botafogo,1051 -Porto Alegre/RS -Cep 90150-053
www.emater.tche.br - vengroff@emater.tche.br

Arão Scheidt (Pura Cepa)

Caro Léo Ribeiro, vai daqui de Santa Catarina a opinião deste leitor assíduo do teu blog. São gaiteiros que fizeram parte da minha infância e fazem parte da minha vida atual,como tradicionalista e admirador da autêntica música do sul do nosso País. São eles:

Honeyde Bertussi, Adelar Bertussi, Porca Veia, Paulo Siqueira, Itajaíba Mattana, Albino Manique, Edson Dutra, Gonzaga dos Reis, Luís Carlos Borges e Luciano Maia.

Forte abraço pro amigo.

Rui Gressler

Grande Amigo Leo Ribeiro

Eu não poderia deixar de escalar os dez melhores gaiteiros. (porque não determinaste que seriam 11 ? Aí sim seria um time completo)

1) Albino Manique 2) Adelar Bertussi 3) Tio Bilia 4) Itajaiba Mattana 5) Edson Dutra 6) Luiz Carlos Borges 7) Beto Caetano 8) Gonzaga dos Reis 9) Jorge Trindade 10) Iedo Silva

Um abraço

Marilene Huff

Olá,poeta Léo,

estou enviando alguns gaiteiros de minha preferência: Adelar Bertussi, Honeide Bertussi, Beto Caetano, Edson Dutra, Porca Veia, Tio Bilia(tenho alguns discos dele), Luciano Maia, Itajaíba Mattana (sugestão de um amigo) e não poderia deixar de fora meu grande amigo Gilberto Monteiro.

Um abraço, da Marilene

Paulo de Freitas Mandonça

Amigo Leo
Como acompanho teu blog, notei que estão faltando nomes importantes nas listas de acordeonistas sugeridas pelos amigos, então em rápida pincelada lembro de alguns nomes até então não citados.

Como já estão incluindo nomes de acordeonistas de botoneiras, não distingo, apenas anoto os nomes que me vem à memoria no momento e não os li ali.

Certamente lembrarei de outros tantos, mas estes que recordo agora.

Saliento que não estou votando nesses nomes e sim contribuindo para que não seja olvidados.

Parabéns pelo blog.

Sucesso
Paulo de Freitas Mendonça

Ademar Silva, Antão Barros, Bagre Fagundes, Carlos Cirne, Carlos Magrão, Crioulo dos Pampa, Cristiano Vieira, Dudu Lopez, Eurides Nunes, Fernando Saalfeld, Gabriel Ortaça, Gabriel Peliçaro, Gilberto Monteiro, Jaerson Martins, J. Barbosa, Jorge Trindade, José Cláudio Machado - a nova geração talvez não conheça o Zé como acordeonista, mas era dos bons, (tocava acoredeon, violão, charango e bombo) –uma vez eu disse ao Zé que ele era um dos melhores cantores do RS e ele me saiu com essa preciosidade: “Vocês tem mania de dizer que eu sou cantor, eu sou um gaiteirinho de gente grande que canta”, hehehe... - Leandro Rodrigues, Leonel Gomez, Lucas Cirne, Moreno Martins, Nelcy Vargas, Nelson Cardoso, Nielsen Santos, Oscar dos Reis, Paulinho Pires, Paulo Duzac, Paulo Siqueira, Reduzino Malaquias, Regis Marques, Robson Boeira, Samuca, Telmo de Lima Freitas, Valdir Santos (Pertônico), Zezinho Furquim,