RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 29 de março de 2012

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CHAMA

Ontem a noite, navegando pela internet, como sempre faço, dei uma bombeada a capricho no Blog do Rogério Bastos (http://rogeriobastos.blogspot.com.br/). Gosto demais destes blogs em que as pessoas trazem matérias e idéias novas, como é o caso deste blog (do Rogério Bastos).

Pois o Rogério, como tradicionalista e cavaleiro que é, propõe a Internacionalização do acendimento da chama que aquece a alma de todos os gaúchos. Primeiro, Rogério Bastos, em sua postagem, faz uma bela explanação sobre a Chama Crioula, sua historicidade, sua representatividade, um levantamento de onde foi acesa e buscada a Chama desde 2001, e depois propõe o que segue:

... agora surge uma proposta incrivelmente fantástica... Nas comemorações dos 335 anos da fundação da Colonia do Santíssimo Sacramento, um acendimento de chama crioula internacional. É ou não é uma coisa maravilhosa? Poder ir ao uruguai, conhecer a colonia, viver a história, (fazer compras, ops, esse é efeito colateral), cavalgar no país co-irmão que tanto dizemos fazer parte da nossa cultura pampeana, do Genoma Pampa.

Tá ai! Agora é amadurecer essa idéia e colocar em Debate. Quero ver o que meu amigo Léo Ribeiro, baita Cavaleiro do Rio Grande tem a dizer sobre isso. Eu já to com o pé no estribo e buscando cobres pra guaiaca, pois ir no Uruguai passando pelo Chuí, somos obrigados a gastar pelo menos...a cota.


Colonia de Sacramento, no Uruguai, local proposto por Rogério Bastos para acendimento da Chama Crioula. Fiquei duas horas segurando aquela árvore, que de tão antiga estava querendo cair. Até que chegaram os bombeiros de Montevideo.

Como fui citado no blog do Rogério (com muita honra para mim), digo o seguinte:

Acho a proposta genial! Conheço Colonia de Sacramento, distante em torno de 170 km de Montevideo e a menos de uma hora, via Rio da Prata, de Buenos Aires.

É um local pequeno e que guarda suas características arquitetônicas da época de sua fundação pelos portugueses. É uma cidade acolhedora e de um valor histórico imensurável, principalmente para nós, brasileiros. Foi por ali que o Rio Grande começou a ser desenhado definitivamente.

O povo uruguaio é hospitaleiro e cultua tanto, ou mais, o gauchismo do que nós. A Semana Criolla Del Prado, de Montevideo, é um evento grandioso, ao porte de nossas comemorações farroupilhas. Tenho certeza que nossos hermanos ficariam por demais orgulhosos em participar deste acendimento.

Como te respondi no e-mail, amigo Rogério, sou parceiro até para se atracar no choro. É só dizer onde é o velório...

Conte comigo nesta empreitada e parabéns pela idéia.

Léo Ribeiro