RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2011

JANEIRO

Dia 08 - Aconteceu o 58º Congresso Tradicionalista e Eleições no MTG, em Nova Petrópolis. Saiu-se vencedor o candidato Erival Bertolini, da chapa 01 (Sempre MTG), com 382 votos. Flávio Belmonte, da chapa 02 (União Pela Tradição), fez 352. Portanto, uma diferença de 30 votos.

Dias 14 a 16 - Ocorreu a 29ª Gauderiada da Canção Gaúcha, realizada em Rosário do Sul.

Dias 23 a 25 - Festival Grito do Nativismo, em Jaguari, RS.

Dia 23 - CTG Amaranto Pereira, de Alvorada, vai ao Chile representar o Brasil na 21ª edição do Festival Internacional do Folclore realizado na cidade de Antofagasta.

Dia 28 a 30 - Rodeio e Festivais, em Caxias. 23º Rodeio Crioulo Nacional, Festival (musical) Cezar Passarinho e Festival (poético) Querência da Poesia, tudo em Caxias do Sul, numa promoção da 25ª Região Tradicionalista.

Dia 30 de Janeiro - Encontro de Pajadores, em Bento em comemoração ao Dia do Pajador Gaúcho. Homenagem ao nascimento do maior de todos os pajadores, Jayme Caetano Braun, há 87 anos.

FEVEREIRO

Dia 07 - Inaugurado o Rancho do Teixeirinha no Parque de Rodeios de Passo Fundo. Homenagem prestada pelo Tradicionalista João do Prado, que construiu o imponente Rancho "Teixeirinha Cantador do Rio Grande", onde ficará abrigado o Museu que contará a história do artista.

Dia 20 - Cavalgada do Mar. Esta foi a postagem: "Agora são exatamente 11:17 hs deste domingo ensolarado pelas bandas do sul, dia 20 de fevereiro. Acaba de passar pela frente do nosso rancho praieiro, em Curumim, a 27º Cavalgada do Mar em seu segundo dia de andanças. Ao que vi, com olhos críticos, foi a mais organizada de todas."

Dia 23 - Borghetti assume o IGTF. Na presença de várias autoridades, artistas, tradicionalistas e representantes da imprensa, o Dr. Rodi Pedro Borghetti tomou posse como presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. O ato oficial aconteceu às 18h30min desta quarta-feira, 23/02, na sede da entidade, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

Dia 27 - Morre Zeno Cardoso Nunes: Assim nosso blog deu a notícia: Com pezar comunicamos ao mundo tradicionalista o falecimento, ocorrido ás 13:00 de hoje, do poeta Zeno Cardoso Nunes. Zeno nasceu em 15 de agosto de 1917 sendo natural de São Francisco de Paula e foi, por duas gestões, presidente da Estância da Poesia Crioula. Ocupava a cadeira 27 da Academia Rio-Grandense de Letras. Autor de diversos livros, escreveu, juntamente com seu mano Rui Cardoso Nunes, o Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, um dos livros gauchescos mais vendidos de nossa terra. Destacava-se, entre centenas de belíssimos poemas de sua marca, o conhecidíssimo Briga de Touros

MARÇO

Dia 03 - Nosso Blog completa um ano de atividades ininterruptas com uma média de quatro postagens diárias.Para comemorar tal data, promovemos o concurso DESTAQUES DA DÉCADA , onde pessoas ligadas ao tradicionalismo escolheram os mais destacados nomes nas diversas categorias propostas (veja o resultado no link "o que já foi publicado em nosso blog").

Dia 24 - Ocorre a 10º edição do Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre. O evento faz parte das atividades comemorativas aos 239 anos da capital.

Dias 24 a 27 - 4º Canto Missioneiro, em Santo Ângelo, a Capital Missioneira. O festival é promovido pela prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, com produção e coordenação artística da Gente Gaúcha Produções.

ABRIL

Dia 13 - Show comemorativo aos 40 anos da Barranca. Aconteceu no dia 13, no Teatro da URGS, completamente lotado, o show comemorativo aos 40 anos do festival Barranca, de São Borja. Os Angüeras abriram o espetáculo que seguiu com diversos artistas que se fizeram presentes ao longo destas 4 décadas.

Dia 23 - 40ª Barranca - Integrantes do Grupo Os Qüeras, de Passo Fundo, vencem a 40ª edição do festival da Barranca, de São Borja.

Nota: O tema das composições é sorteado na sexta-feira santa e as composições são apresentadas pelos concorrentes no sábado. O mote deste ano foi: que se preserve a raiz, mas que se renove a flor

Dia 25 - Morre Rui Biriva. Assim nosso blog deu a triste notícia: "Neste exato momento (são 23h 31min) recebo mensagem no celular. É meu amigo Jairo Reis me dando conta do falecimento do cantor Rui Biriva, 53 anos, na noite de hoje, ás 22h 45 min. Rui Biriva, o Tchê Loco era apresentador do programa Paralelo Sul da TVE e intérprete multi premiado em festivais nativistas. Uma de suas composições mais destacadas foi Castelhana, em parceria com Elton Saldanha

MAIO

Dia 14 - 5ª Edição do Festival Capela da Canção Nativa, de Amaral Ferrador.

Dia 28 - Eleita a Primeira Prenda do Rio Grande. A primeira prenda do Rio Grande do Sul, a passofundense Adriane Rebechi Rodrigues passou o título mais desejado das mulheres tradicionalistas para a conterrânea Joelma Pauline Schmohl Meotti durante o encerramento da 41ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada de quinta a sábado em Passo Fundo.

Dias 27 a 29 - Edição de Três Festivais Nativistas:

26º Carijo, de Palmeira das Missões; 21ª Tafona, de Osório e 20º Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula.

JUNHO

Dia 05 - 27º Reponte da Canção, de São Lourenço do Sul, RS, saindo-se vencedor, na Linha Campeira, La Mandinga (Chamamé) de Juliano Javoski e Gustavo Brasil e na Linha Livre, Como Lo Siento (Canção), de Frederico Viana

Dia 08 - O poeta e escritor Alcy de Vargas Cheuiche é escolhido Patrono da Semana Farroupilha de 2011. Notícia que nosso blog deu em primeira mão. A comunicação oficial saiu no dia seguinte.

Dia 22 - Aconteceu a 19ª Sapecada da Canção Nativa, de Lages, tendo como vencedora a canção O Primeiro Canto, na interpretação de Luiz Marenco e Xiru Antunes, Letra de Sérgio Carvalho Pereira e música de Roberto Borges.

JULHO

Dia 11 - o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, um dos Centros de Tradições mais destacados do Estado, vai mostrar nossa arte na França.

Dia 14 - O CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, com sua invernada juvenil, foi representar o Brasil, e nosso folclore gaúcho, nos festivais de Castelfore, Norma e Citta di Fondi, todos na Itália.

Dia 29 - 76º Convenção Tradicionalista em Taquara. Os regulamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) foram debatidos na cidade de Taquara, RS.

Dia 30 - 31ª Coxilha Nativista de Cruz Alta. Coração de Madeira, de Adriano Silva Alves e Cristian Camargo, com Marcelo Oliveira, Raineri Sphor, Roberto Borges e Cícero Camargo foi a campeoníssima da 31ª Coxilha Nativista de Cruz Alta.

AGOSTO

Dia 20 - Acendimento da Chama Crioula e a Abertura Oficial das Comemorações Farroupilhas na cidade de Taquara

Dia 23 - O Ministério Público de Contas encaminha processo ao Tribunal de Contas do Estado representando contra o executivo municipal de Porto Alegre em face de possíveis irregularidades na Semana Farroupilha de 2009.

Dia 27 - Tem Início a Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina.

SETEMBRO

Dia 13 - 19ª Mostra da Cultura Gaúcha em Passo Fundo

Dia 20 - Festejos Farroupilhas Rio Grande a fora.

Dia 24 - 16ª Sesmaria de Osório. 1º Lugar: Ementário da Alma. Autor: Henrique Fernandes, declamador: Henrique Fernandes e amadrinhador: Gabriel Selvage

OUTUBRO

Dia 05 - Aconteceu a 17ª Seara de Carazinho que teve por vencedora a composição Alma de Rancho e Pasto, de Hique Barbosa, Henrique Fernandes e Augusto Baschera na interpretação de Jean Kirchoff e Henrique Fernandes

Dia 10 - Morre o bandoneonista argentino Chaloy Jara que, por vários anos, acompanhou o cantor Cenair Maicá.

Dia 14 - O blogueiro entra de férias e se vai as Zorópias. O blog tem uma pausa depois de uma ano e meio de postagens ininterrúptas.

NOVEMBRO

Dia 11 - Aconteceu a 19ª Tertúlia Nativista de Cruz Alta. Primeiro Lugar: Quando o Rio Grande Corre Pelas Veias, letra de Marcelo Domingues DÁvila e música de Robson Garcia.

Dia 11 - Ocorreu a 26º edição do Ponche Verde da Canção de Dom Pedrito. Primeiro Lugar: Coração de Campo. Letra: Adriano Alves e Xiru Antunes. Música: André Teixeira. Intérprete: Fabiano Bacchieri.

Dia 15 - 25º Musicanto Sul Americano de Nativismo, de Santa Rosa. Primeiro Lugar: Bendito Seja, Gênero: Milonga. Autores: Caetano Silveira e Fausto Prado

Dia 18 - Começa o 26º ENART, Encontro de Artes e Tradição no Parque da Oktoberfest, rua Galvão Costa, 755, centro de Santa Cruz do Sul. Além das danças tradicionais, 21 categorias são disputadas no Enart.

Dia 25 - Inaugurado o forun de São Luiz Gonzaga tendo em sua frente a escultura de uma índia missioneira.Obra do escultor Vinícius Ribeiro.

Dia 30 - Ocorre 1ª Tertúlia Solidária no Auditório Don Antônio Zattera, em Pelotas, em benefício do Lar da Criança São Luiz Gonzaga. O espetáculo teve a Direção Musical de Negrinho Martins e a Direção de Palco de Anderson Ribeiro. Por ali passaram grandes nomes do nativismo como Clarissa Ferreira, Juliana Spanevello, Adriano Silva Alves, Aluísio Rockembach, Fabiano Bacchieri, Fernando Scalfeld, Joca Martins, Lisandro Amaral, Silvério Barcelos e Xirú Antunes que, gratuitamente, emprestaram sua arte em prol da piazada do Lar da Criança.

DEZEMBRO

Dia 09 - Festival o Rio Grande Canta o Cooperativismo. Promovido pelo Sescoop-RS o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo realiza sua quinta edição e se firma como um dos mais importantes e bem organizados eventos do estado. A grande final aconteceu na noite de 09 de dezembro na cidade da Tapera e o resultado foi o seguinte: Primeiro Lugar: O Ideal da Parceria, de Rodrigo Bauer, Mario Barbará e Vantuir Cáceres, na interpretação de João de Almeida Neto

Dia 12 - Morre José Cláudio Machado. José Cláudio Machado nasceu em Tapes, RS, em 17 de novembro de 1948. Começou sua carreira de intérprete no antigo conjunto Tapes e consagrou-se para o grande público ao vencer a Califórnia da Canção Nativa de 1972 com a composição Pedro Guará, um clássico regionalista.

Dia 15 - Cesar Oliveira e Rogério Melo recebem disco de ouro. Esta foi a correspondência remetida ao nosso blog pelos artistas: "Na noite desta quinta-feira, durante o lançamento do CD e DVD Rio-grandenses, em Porto Alegre, fomos surpreendidos - pela gravadora ACIT - com uma homenagem pelos nossos dez anos de carreira e também com o recebimento do Disco de Ouro pela vendagem de 50 mil cópias do CD e DVD Pátria Pampa."

Dia 17 - Ocorre, na cidade de Igrejinha, o 4º Grito do Quero-Quero, que teve por vencedor o cantor Leandro Berlesi

Dias 16 a 18 - O 1º Encontro de Repentismo de Marau, realizado nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2011, na Praça Dr. Eupídio Fialho, foi sucesso absoluto de público e de participantes.

Twitter: @tcheleoribeiro
Se extrair alguma matéria deste blog, o que é uma honra para nós, por gentileza, citar a fonte: blog do Léo Ribeiro