RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MINHA RETROSPECTIVA GAUDÉRIA

Ao findar de mais um ano, a pergunta que fica é sempre a mesma: Será que não poderia ter me dedicado mais a uma causa, seja ela qual for? Trabalho, humanitária, familiar, tradicionalista... Estas coisas que nos rodeiam.

Pensando assim, e como é tempo de retrospectivas, resolvi fazer um balanço de minhas atividades em prol da cultura riograndense, visto que esta é a temática de nosso blog.

Cheguei a conclusão, que ando meio recluso em meu rancho. Sempre fui de caseriar. Gosto demais de me enfiar numas bombachas velhas, umas alpargatas esfiapadas, e ficar mateando com os meus pensares, dar minha volteada com a mel (minha cadelinha), ler um livro de poemas, escutar uma música crioula, viver meu mundo na volta dos meus. Mesmo com estas baldas caseiras, penso que poderia ter feito mais. Quem sabe para 2012....

Estas foram algumas de minhas saídas:

Janeiro: Começamos o ano de 2011 trabalhando como avaliador no bem organizado festival Querência da Poesia, de Caxias do Sul, ao lado de meus amigos Jaime Brun Carlos e Romeu Weber.


Fevereiro: Nem a Cavalgada do Mar me tira da varanda de meu rancho praieiro no balneário de Curumim. As férias são sagradas, minha gente!


Março: Voltamos, com toda a intensidade na utilização da internet através do Blog, uma das ferramentas que mais tenho utilizado na pesquisa, preservação e divulgação de nossa cultura. Neste mês de março completamos um ano de atividade ininterrúpta com uma grande promoção: Os Destaques da Década na seara do tradicionalismo. A coisa "bombou", como diz a gurizada.


Abril: Fizemos (eu e o mouro velho) uma das poucas cavalgadas deste ano. Esta é uma das atividades recreativas que mais me agrada. Pena que o tempo anda escasso. Esta jornada foi nos campos dobrados de cima da serra.


Maio: Fui Jurado do 20º Ronco do Bugio de São Francisco de Paula. Este é um dos festivais mais autênticos do Rio Grande pois só é permitido o ritmo bugio, único genuinamente gauchesco. Nota: foi a "sétima" vez que julguei este grandioso evento.


Junho: No findar de junho e clarear de julho palestramos para um grande número de pessoas no aniversário da Estância da Poesia Crioula (que é dia 29 de junho), a Academia Xucra do Rio Grande, entidade que eu já tive a honra de presidir e agora é comandada pelo poeta Cândido Brasil.


Julho: Estivemos na Convenção Tradicionalista na cidade de Taquara (terra do meu grande amigo Marco Aurélio Zoreia - foto), onde podemos presenciar a forma que são produzidos e debatidos os regramentos que norteiam o Movimento Tradicionalista.


Agosto: O Acampamento farroupilha de Porto Alegre começou a tomar corpo e por lá, ao receber um prêmio, encontrei um grande amigo que só conhecia via internet, o Valmir Gomes, mais conhecido por Cariúcho (centro da foto), pois é um carioca de alma gaúcha e que na época de setembro tira suas férias aqui pelo sul só para deliciar-se com nossa cultura e depois divulgá-la lá pela cidade maravilhosa através de seu site. Na foto, aparece também meu filho Lucas.


Setembro: Este ano de 2011 foi o que mais palestrei sobre a influência da maçonaria na Revolução Farroupilha. Estive em onze Lojas Maçônicas, até em Curitiba, PR (foto acima), onde fui recebido com a hospitalidade e cordialidade de verdadeiros irmãos, inclusive pelo Grão Mestre daquele Estado (a esquerda da foto).


Outubro: Estivemos andejando por este mundo velho de Deus, sem, no entanto, esquecer deste Rio Grande nativo.


Novembro: Neste mês nos apresentamos na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, amadrinhado pelo grande guitarreiro Valdir Verona.


Dezembro: Encerramos o ano como começamos, ou seja, como avaliador em festival. Desta feita foi no Grito do Quero-Quero, em sua quarta edição, na cidade de Igrejinha.

Resumo da ópera: Poderia ter feito mais!

Twitter: @tcheleoribeiro
Se extrair alguma matéria deste blog, o que será uma honra para nós, por gentileza, citar a fonte: blog do Léo Ribeiro