Pois foi só eu postar aqui no blog que a criação regionalista estava em baixa na feira do livro de Porto Alegre que recebo o seguinte e-mail:
Estamos 'faceiros que nem ganso novo em taipa de açude' e loucos para te abraçar no: Lançamento do primeiro 'Song book' gaudério:LÉGUAS DE MILONGAS de Airton Pimentel
Data: 11 de novembro
Hora: 16:30 hs
Local: Memorial Público do RGS
(praça da Alfândega)
Nico Fagundes, que assina o Prefácio e nos diz:
Pimentel tem muito aguda a consciência social, só que faz catarse com a viola na mão, suavizando a revolta com a música e a poesia. É um excelente poeta, originalíssimo e que não copia ninguém. E o músico que é, não fica atrás, está sempre inventando e reinventando o mundo, porque esse é o papel do verdadeiro artista. Palavras estranhas brotam de seus poemas. Saboreia algumas palavras como o guri campeiro degustava um caramelo, reboleando na língua, demorando bastante. Deveria haver um glossário para a poesia de Airton Pimentel!
Sérgio Jacaré- Metz, poeta e compositor já falecido, afirmou:
Airton Pimentel é o compositor gaúcho que mais força as fronteiras da música regional em busca de uma sonoridade universalizante.
Luiz Coronel- Poeta, declarou:
Airton Pimentel, uma criação indomável!
AIRTON PIMENTEL é um dos maiores compositores gaúchos, com mais de cinqüenta anos de música, premiado em todos os nossos festivais e sendo gravado pelos principais intérpretes do RGS. Nasceu em Bagé, registrou-se em Cachoeira do Sul e elegeu Porto Alegre como a cidade para expressar seu trabalho musical. Líder da classe musical gaúcha é um dos principais ativistas na defesa do direito autoral musical dos compoisotres e é um dos fundadores do Sindicato dos Compositores do RGS-SICOMRS. Fundou com Edu Réus e Ari Marchi, o grupo Os Araganos, considerado um dos melhores grupos vocais de nossa história. Em 1974 começou a sua carreira solo, com o disco Menestrel, em 1982 trouxe à luz o trabalho musical Gaúcho ao pé da letra que alcançou a vendagem record, na época, de mais de 70.000 LPs colocados em todo o Brasil. Em 1994 lançou o cd 'Alegria dos Pampas', que contém o sucesso ' O Cagaço do Molina'. Em 2005, com o grupo de jovens artistas Grupo Pindorama gravou o cd: Pindorama canta Airton Pimentel Salve a Amazônia! e agora nos presenteia com o primeiro songbook gaudério: Léguas de Milongas.
Léguas de Milongas:
Trata-se de um livro de 440 páginas, bilíngue: português e espanhol, com a autobiografia do compositor, recheada de suas poesias e histórias de seus amigos e das suas grandes canções:Negro da Gaita, Chasque para Dom Munhoz, A Lenda do Umbu e Fronteira que não faz fronteira, além da trilogia do boi: Charqueada, Missal das Reses e A Festa do Boi Pitanga.
A obra contém também as partituras das 14 milongas encartadas no livro, nos dois idiomas, assinadas por Vagner Cunha e os dois cds, nos dois idiomas.O livro tem também as ilustrações de Ruben Castillo.
Podemos afirmar que uma parte da história da música gaúcha mais recente se confunde com a história deste compositor.
Você vai rir e chorar, se emocionar mesmo, com esta obra ímpar, que mescla várias artes: a prosa, a poesia, a letra de música, a partitura musical, com as versões, a arte plástica nas ilustrações e os documentos sonoros musicais. Vale a pena conferir!
Contato com a produção:
sicomrs@hotmail.com
51.96665056- Izabel L'Aryan
twitter: @tcheleoribeiro