RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 27 de novembro de 2011

JUSTIÇA MISSIONEIRA

EM SÃO LUIZ GONZAGA

Texto do escultor Vinícius Ribeiro, autor da obra.

Hoje, dia 25 de Novembro, às 15h00min foi inaugurado o novo Fórum de São Luiz Gonzaga e junto do cerimonial ocorreu à inauguração da escultura: Justiça Missioneira.
Raro caso onde um Fórum possui uma escultura em sua frente, ainda mais uma escultura única carregada de simbolismos...

A idéia surgiu em 2009, após o presidente do Foro da comarca de São Luiz Gonzaga, solicitar-me uma das minhas estatuetas, da série:"Indias Missioneiras"(lindas por sinal, modéstia a parte) para regalar a magistrados superiores. Pensei em algo diferente e único, a fim de divulgar nossa terra, nossa rica história. Surgiu a "Justiça Missioneira".

Tem na sua mão esquerda a balança, com o fiel no centro e na mão direita a lança(ao invés da espada) em posição de espera, sem ser agressiva, mas não menos atenta.

Usa venda nos olhos, enfatizando dessa maneira a necessária imparcialidade.
Tem uma pena na cabeça, representando a primeira de todas as deusas da Justiça: a egípcia Maat e sinalizando a herança Guarany.
Veste o Tipoy, roupa que as índias vestiam nas reduções missioneiras; e como lembrança de suas raízes, o atado nas pernas, chamado tetymakuá(feito do cabelo trançado da menina Guarany após sua primeira menstruação).
No pescoço um colar com presas de jaguaretê, demonstrando sua bravura.
Para saber mais sobre a origem da deusa da Justiça, nas suas versões Egípcia, Grega e Romana, favor ler o seguite texto que fiz:
http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com/2011/05/genealogia-da-justica.html
Acredito que esta escultura enaltecerá a Justiça na nossa terra, pois representa a seriedade, a valentia e determinação de todos aqueles que nela trabalham.
Está obra, que encontra-se belamente fixada na entrada do novo Fórum da comarca de São Luiz Gonzaga, além do apoio do Juiz Johnsons, teve total aceitação dos nossos magistrados são-luizenses, Juiza Gabriela Dantas Bobsin, Juiz André de Oliveira Pires e do Juiz Alan Peixoto de Oliveira.
Destaco a participação importantíssima do presidente da OAB de São Luiz Gonzaga, sr. Jorge Enio Pinto dos Santos.

Por também ter alma de artista(parceiro de letras do Mestre Pedro Ortaça) Jorge Enio compreende a importância e a força das Artes, é um batalhador pela cultura da nossa cidade.
A obra foi muito bem aceita, com elogios diretos do Desembargador Léo Lima, Presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul.

Representa a Força e o Equilíbrio Justo e Verdadeiro em todas as ações!

A escultura foi confeccionada manualmente em concreto armado, com dois metros de altura e com 950 kg de peso. Apresenta uma pintura especial resistente ao tempo, imitando fielmente ao bronze.
Escultura "Justiça Missioneira", criada pelo renomado artista Vinícius Ribeiro