RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DOM BETO NOS MANDA UM CHASQUE

(E DOS BUENOS)

Meu Ir.’.

Como se diz lá nos Tapes, e como bom bairrista que sou, a capital do mundo, não posso ver defunto sem chorar, com relação a tua postagem de hoje: “Antes de montar num chucro, pense em como vais bolear a perna.”

Eu aprofundaria o assunto, apontando que em nossa ordem de homens livres e de bons costumes, lideres, que buscam o aprimoramento da personalidade, aprendemos também a sermos tolerantes, saber ouvir antes de se pronunciar ou tomar uma atitude, sempre em busca da harmonia, pode-se usar até de uma certa veemência, mas sempre com respeito ao nosso próximo. Mas, e tudo tem um mas, o que temos visto nos dias de hoje em nossa sociedade (sociedade?), é a necessidade de auto afirmação, urgindo uma tomada de posição rápida e violenta, como um animal que quer demarcar seu território, dizendo aqui quem manda sou eu. Isso se reflete desde a forma de tratamento até em atitudes como essa apontada por você, desde uma ultrapassagem de veiculo, com o tradicional corte, atitude de quem se acha o ganhador de um grande premio, que é o “poderoso”, e que se perder acha que é o fim do mundo, em vez de receber como um ensinamento. Saudade do tempo em que víamos um HOMEM puxar uma cadeira para uma DAMA, ou mesmo abrir uma porta, e no caso em tela fazer um pronunciamento congratulando o participante ganhador, que não era um rival, ou inimigo. Voltamos a frase “ saber ouvir antes de se pronunciar ou tomar uma atitude”. A velocidade que o mundo atual exige, não pode se traduzir em nenhuma forma violência, tenho pena ,ao mesmo tempo que tenho medo, do que pessoas assim podem causar.

Um forte abraço meu Ir.’., parabéns pelos assuntos e pela linha de conduta que colocas no teu blog.

Dom Beto