Na noite de ontem, dia 19, ficou comprovado o acerto em separar o Desfile Temático do Desfile Tradicional (de cavaleiros).
Com tempo, espaço, originalidade, criatividade e muita emoção, o Desfile Temático, em seu terceiro ano de atividade, mostrou a que veio. Nem a chuva forte espantou o grande público (bem maior do que o do Desfile Tradicional) ou arrefeceu os ânimos dos participantes que teatralmente compuseram os temas propostos.
O desfile foi aberto às 21h15min pelo domador Nito, de Viamão, montado num lindo corcel negro e fazendo o papel de "chasqueiro". - Cruzei campos, rios, fronteiras. Trago notícias da Província de São Pedro e conto histórias de nossas raízes - recitou, ele.
O trabalho de 60 profissionais, entre marceneiros, ferreiros e decoradores, que durou quase 50 dias, não foi prejudicado pelo mau tempo. Luzes abrilhantaram a avenida e os carros temáticos de aproximadamente 15 metros de comprimento bem como os três elementos cênicos contando passagens da história gaúcha que vai desde a permanência dos jesuítas em nosso território até a Revolução Federalista. O projeto que custou mais de R$ 900 mil juntou carnavalescos das mais variadas escolas, mas não aconteceu a temida descaracterização da tradição gaúcha, inclusive com os participantes sendo proibidos de acenar para o público para se concentrar na encenação e não se confundir com outras manifestações como o próprio carnaval.
A lamentar, a ausência do Governador Tarso Genro
A lamentar, a ausência do Governador Tarso Genro