BERNARDINO VENDRUSCOLO
Confesso que escrevo sobre o assunto que a seguir os leitores conhecerão, não tanto pela minha vontade, mas pela insistência da equipe do meu Gabinete. Na verdade estou um tanto desencantado pela inobservância, falta de interesse, de visão empreendedora, e principalmente, pela falta de respeito com a nossa história e para com os usos e costumes deste povo.
Claro que não necessito dizer mais do que se trata, pois qualquer cidadão destas plagas já sabe. Vou repetir o que já disse tantas vezes: ninguém é obrigado a usar bombachas, nem a montar à cavalo para ser gaúcho, assim como, nem todos estão obrigados a saber fazer churrasco e/ ou chimarrão. O que de fato, nem todos os gaúchos sabem. Mesmo aqui no Rio Grande do Sul, há milhares de pessoas que não frequentam o meio tradicionalista, não vão aos CTGs, mas respeitam e admiram nossa tradição. Enfim, não estou querendo forçar ninguém a conhecer e a cultuar nossos usos e costumes, mas não podemos negar que eles existem, e que são conhecidos e venerados pelo mundo todo. Hoje, temos CTGs praticamente em todos os cantos do planeta.
O que mais me orgulha e emociona é ver pessoas que representam os gaúchos, que dançam nossas músicas, fazem churrasco à nossa moda, usam as indumentárias e cevam o mate, mesmo sem nunca ter vindo ao Sul do Brasil. Porém, é lamentável ver uma parcela considerável de lideranças políticas e empresariais com o “cérebro vedado”. Não estou barganhando nada de graça ou a fundo perdido, estou falando de um patrimônio cultural que necessita de mais respeito.
Por exemplo:
Porque os poderes públicos não fazem parcerias com CTGs, para atenderem os jovens no turno inverso ao horário escolar?
Porque ainda não temos um Parque Temático?
Porque não temos o Museu do Gaúcho?
Porque não temos o Memorial do Chimarrão?
O que temos para apresentar aos nossos visitantes?
Será que teremos um Acampamento extraordinário para a Copa do Mundo de 2014?
Afinal, Porto Alegre não é a capital internacional do gaúcho!
Aqui tudo é muito difícil. Como vamos aceitar que aquela obra de arte (Supercuia) colocada na rótula Hely Lopes Meirelles tem a pretensão de representar a cuia?
Nos últimos dias, a imprensa insistentemente vem divulgando a obra de drenagem que está sendo realizada no Parque da Harmonia (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho), para solucionar os alagamentos. Essa é a tal “propaganda enganosa”. Desde o primeiro dia que entrei nesta Casa como vereador, estou tratando desse assunto de drenagem e outras questões. E, pelo que tenho acompanhado, o que está sendo feito não atenderá 20% da área do Parque.
Portanto, rezem para São Pedro, para que não chova muito, esta é a única solução. Todos sabem que no ano de 2009, eu e o saudoso vereador Ervino Besson, fizemos uma visita ao Parque e lideramos a aprovação coletiva de uma emenda no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para as obras de drenagem do local, que somente agora está sendo realizada, em pleno inverno.
Se não bastassem todas essas confusões, agora resolveram colocar em prática uma orientação que sequer foi discutida com quem efetivamente deve opinar sobre o assunto, que é o “cavalo”. Não quero entrar no mérito da questão, mas não podem deixar pessoas que não sabem qual é a ponta do rabo e a cabeça do cavalo decidir sobre esse assunto. O gaúcho é um homem pacífico, mas jamais aceita que lhe seja imposta uma condição.
O que não entendo é que algumas coisas jogam para o “orçamento participativo”, e outras sequer consultam quem entende do assunto. Não vejo outra solução a não ser a “entrada em campo” do Prefeito José Fortunati, que é um homem de bem e que está fazendo um bom governo, para apaziguar os revoltosos e chamar outros a responsabilidade. Digo isso porque me chega à informação que acampados que mantém cavalos nas suas cocheiras, liderados pelo Renatão (Piquete Rodrigo Cambará) e outros, ameaçam organizar movimentos contra está decisão sem diálogos prévios.
Por outro lado, para dirimir dúvidas sobre a denúncia que encaminhei ao Ministério Público de Contas, pedindo a investigação quanto ao desvio de verbas dos Festejos Farroupilha, querendo acessem o site: http://www.vereadorbernardino.com.br
Vereador Bernardino Vendruscolo
Nota do Blog: Apenas para ratificar que nosso blog é um instrumento democrático, já nos posicionamos a favor da proibição de animais circulando pelo Acampamento. Contudo, não deixamos de publicar e de respeitar opiniões contrárias.