RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A ESCULTURA GAUCHESCA - ARTE PURA

O escultor Vinícius Ribeiro e este blogueiro diante do memorial a Carta de Princípios, na cidade de Taquara. Trabalho de sua autoria.

Considero a arte da escultura uma das mais belas e representativas.

Em toda localidade que visito, procuro registrar os bronzes nas praças pois sei que, se ali estão, é porque alguma coisa importante fizeram em vida. Por este motivo vivo “fulo” da vida com os pichadores de monumentos, com os depredradores de memoriais.

Em Montevidéu, que considero a cidade dos monumentos gauchescos, visito, revisito e não me canso de bater “chapas” daquelas “estátuas vivas” pois parecem querer sair de seu pedestal e entreverar-se com o povo nas ruas.

Pois aqui no Rio Grande do Sul temos alguns artistas que manejam uma espátula regada a cimento com perfeição. Desde os tempos do pelotense Antonio Caringi (para mim o maior de todos) vemos uma gama de bons escultores mostrando seus valores, como é o caso do meu amigo Tadeu Martins, de São Francisco de Assis, agora aquerenciado em Santo Ângelo e o Vinícius Ribeiro, que conheci pessoalmente no Acendimento da Chama Crioula na cidade de Taquara, aonde o artista inaugurava um monumento em homenagem a Carta de Princípios do MTG. Sua arte, no entanto, eu já conhecia e admirava.

Vinícius Ribeiro nasceu em São Luiz Gonzaga, região das Missões, noroeste do Rio Grande do Sul, a terra sem males da bem sucedida experiência jesuítico-guarany que, segundo conta Vinícius e a história confirma, por ter dado certo, foi devastada em 1756.

Foi introduzido ao mundo das Artes na infância, quando teve seu contato com histórias em quadrinhos e enciclopédias ilustradas (vindo a conhecer a vida e as obras dos grandes mestres da escultura). Procurou reproduzir, em desenhos, seus personagens favoritos. Segundo ele próprio, foi péssimo aluno em biologia, somente destacando-se na matéria relativa a anatomia dos músculos e ossos. Mais tarde começou a confeccionar pequenas peças de artesanato em resina.

Autodidata por necessidade, trabalha, a mais de quinze anos, exclusivamente com esculturas. Atualmente produz peças de diversos materiais e tamanhos, dentre os quais: concreto armado (monumentos, estátuas e bustos), pedra e resina. É defensor da idéia de que: "Arte é profissão viável!"

Vínícius Ribeiro é um escultor detalhista, preocupado com a forma, a proporção, o entalhe certo no lugar certo. Gosto de olhar uma arte e saber o que estou olhando. Por este motivo admiro o trabalho e a característica deste grande artista missioneiro.

Cavaleiros diante do Monumento a Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga. Outra obra de Vinícius Ribeiro