RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

segunda-feira, 11 de abril de 2011

LEGENDAS VIVAS DO RIO GRANDE VELHO

Adelar Bertussi e Paixão Côrtes são, como muitos outros, legendas vivas do Rio Grande, que mereciam um documentário sobre suas trajetórias tradicionalistas. Foto: Léo RS

Sou daquela turma que pensa que toda homenagem deva ser prestada em vida. Todo o carinho tem que ser vivenciado, toda a gratidão tem que ser demonstrada enquanto as pessoas merecedoras estejam entre nós para recebê-la.

Pois ontem, domingo, nem bem apeiava da cama, liguei a TV e vi uma das mais belas reportagens, em tom de homenagem, a uma pessoa. Era o programa Globo Rural, da TV Globo, a nível nacional, falando sobre Paixão Côrtes e sua trajetória que culminou com todo o nosso movimento tradicionalista.

Que programa bem feito. Que qualidade de tomadas. Vi, no Globo Rural, imagens de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes que eu não imaginava existir (aquela que ele passa puxando sete cavalos encilhados em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, simbolizando o grupo dos oito, que nesta instituição de ensino fizeram a primeira ronda crioula, estava histórica).

Aí eu vos pergunto: Aonde estão nossas emissoras de TV locais que até hoje não fizeram uma série de documentários com pessoas que são verdadeiras legendas vivas do Rio Grande? Vão deixar para fazê-lo pós morte, como foi o caso do cantor Leonardo? Eu seria o primeiro a comprar um DVD sobre a vida de pessoas como Paixão Côrtes, Adelar Bertussi, Nico Fagundes, Telmo de Lima Freitas e tantos outros que fizeram e fazem a história tradicionalista de nossa terra. Assim como a Academia Gauchesca de Letras, a idéia está lançada (e nem cobro direitos autorais).

Em tempo: a segunda parte do programa Globo Rural sobre Paixão Côrtes acontecerá no próximo domingo, dia 17 de abril, ás 8 horas no canal 12.