RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 17 de abril de 2010

LANÇAMENTO


Cândido Adalberto de Bastos Brasil nasceu em Porto Alegre e foi criado no chamado "Triângulo Crioulo" que são as cidades de Nova Esperança do Sul, Santiago e Jaguari, mais especificamente em Capão Grande, no contra-forte das missões.

Participa ativamente das atividades culturais do Grupo de Nativismo e Folclore Couro Cru, de Nova Esperança do Sul, como declamador e agregado das falas. Foi Secretário Geral e um dos idealizadores do Festival Gruta Em Canto, daquela localidade.

Poeta membro da Estância da Poesia Crioula, Cândido Brasil nos presenteia com seu segundo livro (o primeiro foi Tropilha de Sonhos). Além de grande criador de versos, Cândido é uma Pessoa (com P maiúsculo) de rara sensibilidade. Humano, parceiro, amigo, sempre pronto para bolear o pé no estribo e te dar uma mão.

Enganjado até a raiz com a cultura do sul, o índio se largou, de bota e bombacha, para Belém do Pará, onde defendeu nossos costumes no penúltimo Fórum Social Mundial.


Sucesso em mais esta empleitada, meu vate Cândido.

Opiniões a respeito de sua segunda obra:

“Extraio de seus versos o retrato mais fidedigno de um nativo gaúcho patriota, cujo o próprio nome define numa metáfora o genuíno sentimento de amor à terra e de defesa de sua gente: puro e brasileiro, Cândido Brasil.”

Paulo de Freitas Mendonça
Jornalista, poeta e pajador

“Quem carrega a Pátria no nome e a “vocação de pampa” no que escreve, como Dom Cândido Brasil, tem crédito de sobra para manifestar-se “gauchamente” através de versos com esta têmpera - que recomendo - por terem marca e procedência.”

Edílson Villagran Martins

Poeta e Radialista

“ ...E agora vem o NATIVO,
novo livro a bater cola,
mas é da sublime escola
desta vertente buenacha
dos escritores libertos,
dos pajadores pampeanos
que descrevem, soberanos,
o seu viver de bombacha...”

Léo Ribeiro de Souza
Poeta da Estância da Poesia Crioula