SECRETARIA DA CULTURA
VIRA MOEDA DE TROCA
Governador Eduardo Leite e Secretária Beatriz Araujo
É iminente a substituição da atual Secretária de Cultura do Rio Grande do Sul Beatriz Araujo pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT). Contudo, diversos movimentos tomam conta das redes sociais pedindo a permanência da atual titular da pasta, a começar por um abaixo-assinado digital. Inclusive uma carta aberta solicitando que o governador repense sua intenção de troca foi publicada no jornal Zero Hora.
Estes inúmeros gestos de apoio a Beatriz Araujo denotam que ela fez um bom trabalho principalmente em relação ao fortalecimento do sistema Pró-cultura, abertura de diversos editais que serviram para apoiar produções artísticas e, especialmente, na sua atenção para com teatros e museus.
Pessoalmente, como divulgador da cultura regional, posso dizer que a Secretária poderia ter dado uma atenção maior a tradição gaúcha. Essa é a nossa identidade. Não temos nada típico a oferecer a um turista, por exemplo, ao contrario de outras regiões do Brasil.
Na verdade, em virtude do que cerca o jogo político, acho difícil uma reversão no quadro que se apresenta. O substituto, deputado Eduardo Loureiro, é muito conhecido nas missões que em 2026 completarão 400 anos em nosso território. Já Eduardo Leite não tem uma votação expressiva nesta região, ou seja, o governador pensa em si, na sua candidatura a presidente.