RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Uma Páscoa com as benções do Cristo Protetor a todos vocês. Foto: Site viagensecaminhos.com

segunda-feira, 14 de abril de 2025

 

RODEIO DE OSÓRIO 2025

DO TOPO AO CANCELAMENTO



Osório fica sem rodeio em 2025: essa é a notícia que abalou tradicionalistas e apaixonados pela cultura gaúcha.

O evento, que já foi consagrado como o segundo maior rodeio do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de Vacaria, não será realizado este ano — nem mesmo em versão reduzida.

A informação foi confirmada oficialmente por Alexandre Ramos, Secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude do município, durante entrevista à rádio Jovem Pan.

A Prefeitura de Osório decidiu cancelar completamente o Rodeio Crioulo Internacional por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pela atual gestão.

Tentativas de contornar a situação foram feitas pois empresários da região manifestaram interesse em organizar o evento de forma independente, porém a Prefeitura avaliou e recusou a proposta.

Além disso, alternativas como a Lei Rouanet e outras leis de incentivo à cultura foram cogitadas, mas barradas pela burocracia, falta de tempo hábil e carência de equipe especializada.

Nem mesmo uma versão mais simples, como uma festa campeira, será realizada.

O cancelamento representa um duro golpe para os moradores, para os amantes da cultura gaúcha e para a identidade cultural da região, que viam no rodeio um dos momentos mais esperados do ano.

A notícia causou grande frustração entre tradicionalistas, que lamentam a perda de um dos eventos mais simbólicos do calendário gaúcho.



Nota do blog: Uma lástima se a notícia acima realmente se confirmar. Além de ser um dos mais importantes e bem organizado rodeio do Estado, Osório possui o melhor local de acampamento - Parque General Osório - com uma infraestrutura impressionante. Junto as disputadas provas artísticas e campeiras também ocorre o tradicional festival nativista Moenda da Canção Nativa. Será que o mesmo (festival) também será afetado?