RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 28 de julho de 2022

 

O LIVRO RENDENDO LIVROS 

(ou melhor: Rendendo Relíquias)


coleção de obras raras me foi presenteada

O livro Os Farrapos e a Maçonaria, recém lançado, tem me trazido verdadeiras alegrias. A mais recente foi esta: O advogado Osleno Heberlê, amigo e irmão fraterno, ao tomar conhecimento de meu trabalho me telefonou ofertando sua coleção de livros raros sobre a história do Rio Grande do Sul. Uma preciosidade. 

Neste regalo cultural estão obras como: Farrapos, de Walter Spalding, lançado em 1935 por ocasião dos festejos do centenário da Revolução Farroupilha;  História da República Rio-grandense, de Dante de Laytano; Garibaldi e a Guerra dos Farrapos, de Lindolfo Collor; História das Missões Orientais do Uruguai, de Aurélio Porto; O Boi das Aspas de Ouro, de Barbosa Lessa; o raríssimo Vultos e Factos do Rio Grande do Sul, de Achylles Porto Alegre, lançado em 1919, ou seja um livro com 103 anos (inteiraço), além de muitas outras raridades que nem em sebos se encontra mais. 

Sem palavras para agradecer-te, amigo Osleno. Por tudo isso meu trabalho literário já valeu a pena.