RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 28 de julho de 2022

DRUMMOND TERÁ SEU LIVRO DE VOLTA

 


O monumento dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, situado na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, vai ter novamente o livro, que já foi furtado em mais de uma oportunidade, na composição da obra.

— A previsão é de que a peça esteja colocada no lugar de origem até a Feira do Livro — revela a escultora Eloisa Tregnago, que participou da realização da escultura em coautoria com Xico Stockinger.

Na manhã desta quarta-feira (27), a escultora visitou o monumento e tirou medidas utilizando uma agenda como modelo. A artista estava acompanhada do escultor Mario Cladera, que será o responsável por fundir o livro na Casa de Cultura Plauto Cruz, onde possui ateliê. 

O monumento, composto por um banco e duas estátuas, foi encomendado para Xico Stockinger pela Câmara Rio-Grandense do Livro, por ocasião da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra foi inaugurada em 26 de outubro de 2001. Desde então, é um dos principais cartões-postais da cidade e ponto de referência para turistas e visitantes registrarem fotos.

Na semana passada, a obra foi vandalizada com tinta amarela. Eloisa compartilha que não ficou nem chocada, nem triste ao saber do fato.

— Formou-se há décadas uma cultura de desrespeito à propriedade público-privada — diz.  — É aquela cultura de "vamos destruir aquilo que não somos capazes de criar" —  acrescenta.