Na semana passada fizemos duas postagens que nos valeram dois puxões de orelhas vindos de pessoas diferentes, mas da mesma cidade. Caxias do Sul.
A primeira postagem foi quando publicamos o resultado da promoção dos dez maiores gaiteiros gaúchos de todos os tempos. Nela, colocamos (eu e o pajador Paulo Mendonça), por brincadeira e meio na hora, alguns, dos milhares de gaiteiros que tem o Rio Grande do Sul. A queixa do seguidor do blog Carlos Almeida foi que não mencionamos a grande gaiteira de Caxias chamada Jéssica Thomé. Sabíamos que iríamos incorrer neste erro pois é impossível nominar todos os Gaiteiros do Rio Grande e como já disse, foi só os que vieram na cabeça naquele momento. Então, com a postagem sobre a Jéssica Thomé, está feito o reparo.
O outro puxão de orelhas foi em relação a uma postagem que fiz intitulada O Tradicionalismo e a Copa do Mundo, onde relatamos o pouco, ou quase nada, que temos a oferecer aos turistas em matéria de gauchismo. Ali, falei que não temos nem um grupo folclórico que represente o Estado. Pois, também de Caxias, o leitor Amadeu Elias Jacob, nos informa de um belo grupo folclórico que existe por lá, há vários anos.
Me desculpo dizendo que, realmente, não conheço Os Gaudérios, mas que bom que eles existam. O leitor nos mandou o material sobre o grupo.
Jéssica Thomé é natural do interior de Caxias do Sul. Desde pequena sempre teve contato com a música. Com apenas oito anos de idade, era flautista da banda da escola onde estudava.
Influenciada por sua família que sempre se identificou com a cultura gaúcha, aos 12 anos começou estudar acordeon e teoria musical. Foi aluna de Fernando Gomes "Tuti" e Paulo Siqueira. Já realizou participações especiais em bailes dos grupos: Os Campeiros, Os Mirins, Os Bertussi, Zezinho e grupo Floreio, entre outros. Foi Campeã de vários concursos de gaita-piano na região da serra gaúcha, se destacando com a vitória do Rodeio de Caxias e Rodeio de Criúva.
Aos 17 anos de idade, Jéssica escreveu seus primeiros versos, os quais mais tarde originaram as músicas que fazem parte da sua carreira, servindo de incentivo para a guria começar cantar um ano depois.
Entre os meses de maio e junho de 2010, com 19 anos, a jovem grava seu primeiro CD intitulado de Simplicidade. Jéssica Thomé é uma acordeonista bastante precoce para os padrões da profissão. Já tem seu produto lançado e mostra personalidade. Adepta do estudo constante está nitidamente se aperfeiçoando e sua carreira evolui a cada dia. Neste CD, interpreta várias composições de sua própria autoria (e neste quesito demonstra talento e um futuro bastante promissor), tanto instrumentais quanto cantadas. Também escolheu algumas regravações (caso de "Ana Paula" de Paulo Siqueira e "Doce Saudade" d'Os Mirins) e teve a competente produção de José Claro "Zezinho". Simplicidade, foi lançado pela gravadora Vertical.
A jovem traz em seu show, um repertório mesclado de músicas instrumentais e canções. Mostra em seus braços o talento de executar o acordeon e de cantar a nossa cultura. Suas músicas traduzem e valorizam a feminilidade e a simplicidade da mulher do interior e o orgulho de ser gaúcha serrana.
Jéssica Thomé é também acadêmica dos cursos de Jornalismo e de Licenciatura em Música na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O GRUPO CULTURAL DE ARTES NATIVAS "OS GAUDÉRIOS" foi fundado em 21 de abril de 1977 por um grupo de amigos residentes na cidade de Caxias do Sul.
Iniciou suas apresentações na pousada do Galo Vermelho na cidade de Flores da Cunha, através do proprietário Eloy Kuns, que queria proporcionar ao turista uma atividade diferente, onde a tradição gaúcha era o principal alvo.
A partir de janeiro de 1978,o grupo passou a fazer shows no Restaurante Gianella até em 2010.
Em relação a componentes podemos dizer seguramente, que aproximadamente noventa pessoas já passaram pelos GAUDÉRIOS e que certamente, cada um marcou época e sua colaboração ajudou na evolução do grupo nestes anos.
Entre tantas atividades realizadas pelo grupo, uma das principais foi a participação através da DANÇA nos 4 DVD's do FESTCHÊ da Gravadora ACIT onde reuniu grandes nomes da música gaúcha e Os Gaudérios através das coreografias representando a dança gaúcha, onde o grupo recebeu DVD de Ouro com mais de 25.000 cópias vendidas.
O seu principal objetivo é a divulgação da cultura, da arte do povo gaúcho através da música, da dança e do sapateio. Sempre representando por onde passa Caxias do Sul o Rio Grande do Sul e o Brasil no exterior.
Os Gaudérios é um grupo de projeção artística que se propõe a fazer um trabalho sério. Prova disso são suas expressivas participações em diversos eventos, bem como seu tempo de existência, que, em abril de 2012 o Grupo completará 35 ANOS. A idéia de ver o costume do nosso povo como algo a ser preservado passa pela concepção de, canto, dança, e sapateios.