RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

QUEM TEM AMIGOS NÃO VIVE SOLITO

Numa postagem anterior escrevi, sob o título, Tiririca, O Nome Certo No Lugar Certo, comentando sobre a expressiva votação do deputado Tiririca (que agora terá que provar que sabe ler e escrever). Buscava, eu, um sinônimo gauchesco para a palavra tiririca. Tinha grande lembrança de que, no adágio riograndense, tiririca significava batedor de carteiras, mas, como emprestei meu Dicionário de Regionalismos e a pessoa não observou que o empréstimo era com dois "V" (Vai e Volta), fiquei meio as escuras na minha postagem. Pois agora o leitor e amigo Luciano de Los Santos Nunes (oiga-lê nome gaudério) me manda o seguinte chasque onde se nota que eu estava correto (gracias Luciano):

"Buenas amigo, vi sua postagem sobre o tiririca, e por acaso eu tenho o dito dicionário.

Tiririca:
s. Planta do banhado, com folhas como a do capim, porém mais largas e ásperas. É utilizada para acolchoar bastos e cangalhas, para fazer esteiras, chapéus, etc,. Punguista, batedor de carteira, gatuno. adj. Brabo, zangado, danado, irritado, furioso.

Espero ter ajudado.

Um grande e fraterno abraço"

Luciano de Los Santos Nunes
Blog Letras de Músicas Gaúchas
http://guascaletras.blogspot.com/