RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HOJE. LANÇAMENTO DO CD: DA MESMA RAIZ


Marco Aurélio Vasconcellos é compositor, cantor e violonista. Premiado em diversos festivais de música nativista no RS, como Reponte, Tertúlia, Minuano, Coxília, Laçador, entre tantos outros. Em especial, destaca-se a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana como autor, dentre outras, das melodias das canções: Gaudêncio 7 Luas (1972), Canto de Morte de Gaudêncio 7 Luas (1973), Cordas de Espinho (1975), Pássaro Perdido (1978) e em 2009, conquistou a Calhandra de Ouro.

Foi premiado com o 2º Lugar e vencedor respectivamente dos últimos três Repontes da canção de São Lourenço do Sul, destaque para a música Caseiros da Estância Solidão que faz parte do repertório do CD – Da Mesma Raiz.

Já lançou 2 CDs independentes, intitulados Invernando Recuerdos e Velhas Andanças.

Em 2010, lança seu terceiro CD, intitulado Da Mesma Raiz, interpretando 14 canções de Martim César, Paulo Timm e Alessandro Gonçalves, nas cidades de Jaguarão, Pelotas e Porto Alegre. Com esses autores possui várias parcerias, muitas delas premiadas em diversos festivais nativistas como o próprio Reponte de São Lourenço, o Minuano de Santa Maria, a Coxília de Cruz Alta(‘A Raiz que brota no canto’ – 2008), o Expo-Canto de Arroio Grande(‘Manhazita de Inverno’ e ‘Como num quadro campeiro’ – 2009), a Comparsa de Pinheiro Machado(‘A Rebeldia do Campo’ – Vencedora em 2009), o Laçador de Porto Alegre(‘A Pátria à beira de um rio’ – 2007), entre outros. Todas as músicas descritas acima compõem o CD e fazem parte do repertório do show.