RETRATO DA SEMANA


Que o acontecido com o dócil Orelha (massacre que serviu de diversão para adolescentes) sirva de alerta para dezenas de situações semelhantes de maus tratos aos animais. As penas são brandas para estes MARGINAIS.

domingo, 8 de fevereiro de 2026

 


ESCARAPELA - A IDENTIDADE FARRAPA


Escarapela Republicana


Colaboração: Historiador Everton Branco

Seguidamente observamos erros históricos em muitos sites ao postarem, sem maiores estudos, que o lenço vermelho identificava os soldados republicanos (farroupilhas) durante a revolução de 1835.

 

A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos a partir de 1836, foi um cenário com exércitos improvisados e sem uniformes definidos. Os lenços surgiam de uma forma irregular e sem vinculação a Imperiais ou Republicanos. Os farroupilhas até criaram um lenço próprio que pouco foi usado devido a apreensão de um navio com carga de tal material. 

 

Portanto vincular a cor do lenço vermelho aos farrapos está errado. O lenço maragato passou a ser símbolo a partir de 1893, na Revolução Federalista.  

 

O que, por vezes, identificava os soldados farrapos era a escarapela muito usada, principalmente, pelos argentinos e uruguaios nas guerras de fronteiras.

 

A escarapela é um adorno, geralmente em forma de roseta, feito com fitas de cetim ou tecido plissado, que se assemelha a uma flor. Ela é amplamente conhecida por dois contextos principais:

No Hipismo (Premiação): É um prêmio dado aos cavalos vencedores em competições de salto ou outras provas hípicas, funcionando como uma medalha para o animal. Elas costumam ter fitas penduradas e cores que indicam o lugar no pódio (ex: verde e amarelo para 1º lugar).

Símbolo Nacional/Histórico: Também conhecida como cocarda, é um emblema utilizado em chapéus ou roupas, composto por fitas nas cores de uma bandeira nacional (como a tricolor francesa na Revolução Francesa ou escarapelas patrióticas em outros países).

Em resumo, é um ornamento distintivo, frequentemente usado como símbolo de honra, vitória ou patriotismo.

Observem o que diz o decreto de 20 de fevereiro de 1839 da constituição Republicana Rio-grandenses sobre o uso do Laço Nacional como Distintivo (Escarapela): "Todos os cidadãos e os súditos da República, com exclusão dos escravos, serão obrigados a trazer em seus chapéus o Laço Nacional consagrado pelo Decreto de 12 de novembro de 1836". 

Os reincidentes no não uso do distintivo estavam sujeitos a 15 dias de prisão além de multa. "O Laço Nacional pelo decreto citado seria formado de três círculos: O externo verde, o do meio escarlate e o central ou núcleo, ouro". 

Deste contexto histórico nosso blog pode observar duas situações:

A primeira é que a maioria dos Republicanos Farroupilhas não eram abolicionista.

A segunda é a confirmação de que definir os farroupilhas pela cor do lenço vermelho não é uma afirmação correta.