RETROSPECTIVA GAUDÉRIA
2025
JANEIRO
Dia 08 - Depois de mais de 200 anos aceso, o tradicional Fogo de Chão em São Sepé é extinto.
Dia 11 - Se despediu deste plano terreno o gaiteiro Nésio Alves Corrêa, o Gildinho dos Monarcas. Ele vinha lutando contra um câncer há um longo tempo.
O patrono escolhido para os festejos de 2025 foi Mário Barboza de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, além de estar presente nos primórdios do Movimento.
Dia 20 - O uruguaianense César Passarinho, talvez o maior intérprete da musicalidade nativista, que amanhã, 21 de março, completaria 76 anos se vivo estivesse, recebeu este presente de aniversário. Arquibancadas para o carnaval fora de época ao redor de sua estátua.
1ª Prenda do RS: Laura Laís Durli - 19ª RT
2ª Prenda do RS: Amanda Rochol Farias - 1ª RT
3ª Prenda do RS: Maitê Lorenzoni Antonini - 17ª RT
1ª Prenda Juvenil: Gabriela Thoen Krause - 27ª RT
2ª Prenda Juvenil: Amanda Kothe Bartz - 5ª RT
3ª Prenda Juvenil: Katarine Peripolli Dias - 9ª RT
1ª Prenda Mirim: Isabeli de Lima - 22ª RT
2ª Prenda Mirim: Sofia Luisa Schnorr Fleck - 30ª RT
PRIMEIRO LUGAR: O MEU DEUS MORA NO CAMPO
Letra: Leonardo Quadros
Melodia: Guilherme Castilhos
Intérprete: Ângelo Franco
Dia 29 - Faleceu aos 76 anos, em Santa Maria, o declamador Francisco Miguel Scaramussa. Considerado um dos melhores recitadores do Estado. Scaramussa também esteve a frente da entidade Galpão da Poesia Crioula, de Santa Maria.
JUNHO
Dia 03 - Foi aprovado, no Plenário da Assembleia Legislativa, uma iniciativa da Mesa Diretora, que cria o Troféu Jayme Caetano Braun.
O trofeu premiará os destaques dos festivais de música, trova, pajada e declamação do estado, além do campeão do @enart - Força A.
Dia 07 - O cantor tradicionalista Sinval da Luz Finger Boeira, mais conhecido como Qüerinha, morreu na noite de sábado (7), durante apresentação na comunidade Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no bairro Charqueadas, em Caxias do Sul. Ele integrava o grupo 'Os Qüeras'.
De acordo com o músico e empresário da banda, Nori Bossardi, Qüerinha se apresentava no palco quando teve o mal súbito e caiu, por volta de 23h30min.
Dia 08 - Faleceu na tarde do dia 08 o violinista encruzilhadenses Douglas Mendes, muito conhecido por seu talento nos festivais poéticos e musicais do Estado.
Dia 19 - Marianita Ortaça, foi oficialmente nomeada embaixadora dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guarani, a convite do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, Marianita foi designada, ao lado do Irmão Celso João Schneider e do Pajé Floriano, para representar os protagonistas dessa história: os povos indígenas, os jesuítas e a cultura missioneira.
Dia 30 - Morre Mary Terezinha Cabral Brum (Tupanciretã, 30 de março de 1948), mais conhecida como Mary Terezinha. Ficou famosa na década de 1960 com a dupla que fez com Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Mesmo após a separação da dupla, em 1984, Mary continuou sua carreira solo.
JULHO
Dia 01 - Na manhã de 1° de julho membros da diretoria da Estância da Poesia Crioula foram recebidos pelo Secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Loureiro, oportunidade em que foram discutidos assuntos de relevância para as instituições e a cultura sul-rio-grandense principalmente no que tange as comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas a serem comemorados em 2026.
Dia 05 - Com uma vasta programação cultural e artística a Estância da Poesia Crioula comemorou na Câmara de Vereadores de Porto Alegre o seu 67º aniversário que aconteceu no dia 29 de junho, efeméride de São Pedro padroeiro da entidade.
Dia 11 - Foi aprovado o projeto de autoria do Deputado Pompeu de Mattos que cria a Rota dos Tropeiros na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados! A Rota dos Tropeiros é um resgate da memória e da contribuição dos antigos tropeiros para o desenvolvimento econômico e cultural do nosso país. O projeto reconhece o caminho que liga importantes cidades do Sul e Sudeste do Brasil.
Dia 13 - Na condução de Maria Luiza Benitez o tradicional programa Galpão Nativo, consagrado pelo apresentador Glênio Fagundes, retornou à grade da TV E.
Dia 16 - O governo do Estado lança o cronograma de eventos dos Festejos Farroupilhas e anuncia um programa batizado de Avançar Tchê, voltado para as entidades tradicionalistas.
Dia 26 - Aconteceu a 21ª Festa Campeira Nacional de Campeões em Cristalina, Goiás, aonde estão reunidos os melhores laçadores de cada Estado.
Dia 29 - O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul Marcus Vinícius Bortolotto e sua comitiva estiveram, pela primeira vez, em visita à Loja Maçônica Gaúchos Templários, Oficina que trabalha mesclando as tradições do Estado em consonância com o que preconiza a nossa Arte Real. É a única Loja Temática do Brasil.
AGOSTO
Dia 01 e 02 - Aconteceu em Cachoeira do Sul o 73º Congresso Tradicionalista Gaúcho, fórum aonde se debate as diretrizes do MTG do RS.
Dia 08 - "O Rio Grande do Sul, agora, está diferente". Com essa afirmação, o governador Eduardo Leite apresentou, nesta quinta-feira (7/8), no Palácio Piratini, o Programa O Sul Tchê Espera. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Turismo (Setur), reúne um conjunto de medidas voltadas à promoção dos destinos gaúchos e ao fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e cultural. O investimento será de R$ 214 milhões.
Dia 11 - Por proposição do deputado Luiz Marenco, o Musicanto recebeu a Medalha da 56ª Legislatura, em reconhecimento à contribuição cultural e à integração latino-americana que este importante festival promove há mais de 40 anos.
Dia 15 - Os Pavilhões da Festa da Uva foram cenário de um momento histórico para Caxias do Sul e toda serra gaúcha na noite desta sexta-feira (15). Pela primeira vez em 76 edições, a Chama Crioula, símbolo máximo que marca o início dos Festejos Farroupilha, foi acesa na cidade.
Dia 27 - Morreu em Paris o argentino natural de Buenos Aires Raúl Barboza, 87 anos, o Raulito Barboza, considerado o Embaixador do Chamamé, que recentemente andejou em turnê pelo Rio Grande do Sul realizando, nos pagos do Sul, suas últimas apresentações.
Dia 29 - Ópera Gaúcha volta à Expointer com um espetáculo criado para homenagear quem constrói a história do Estado com as mãos: agricultores, pecuaristas, artesãos, empreendedores e artistas.
Dia 31 - Findou com grande sucesso de público e organização a 32ª edição do Ronco do Bugio de São Francisco de Paula. O resultado nominando os vencedores foi proferido após o espetáculo de Luiz Marenco. Em seguida ocorreu um baile velho alto do chão com o conjunto Os Tiranos.
Autor: Cândido Brasil
Intérprete: Cândido Brasil
Amadrinhadores: Magno Charrua e Marcello Caminha
LINHA NÃO MAÇÔNICA - 1º Lugar: Passional
Autor: José Hilário Ajalla Retamozo (in memorian)
Intérprete: Romeu Weber
Amadrinhador: Fernando Graciola
OUTUBRO
Dia 18 - Ocorre o 10º Esteio da Poesia, festival poético da cidade de Esteio tendo o seguinte resultado:
Primeiro Lugar: Romanescos
Autor: Rafael Ferreira
Declamador: Fábio Malcorra
Amadrinhador: Fernando Graciola
Dia 24 - A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou em São Luiz Gonzaga, a cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa aos Quatro Troncos Missioneiros — Noel Guarany, Cenair Maicá, Pedro Ortaça e Jayme Caetano Braun —, figuras fundamentais na formação da cultura missioneira e da música regional gaúcha.
Dia 31 - A 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento literário do Rio Grande do Sul, abre oficialmente nesta sexta-feira, 31, às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega. A cerimônia terá o tradicional toque do sino e a presença de autoridades, da patrona desta edição, a escritora Martha Medeiros, e de representantes da Câmara Rio-Grandense do Livro e da Prefeitura de Porto Alegre.
NOVEMBRO
Dia 04 - Aconteceu no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, a 11ª edição do Grande Encontro, um evento musical reunindo dezenas de grandes nomes da musicalidade gaúcha criado pelo saudoso Airton dos Anjos (Patinete).
Dia 11 - O Rio Grande do Sul se despede de um dos seus maiores artistas. Na manhã desta terça, dia 11, morreu em Erechim, aos 80 anos, o uruguaianenses João Chagas Leite. Ele vinha lutando contra um câncer há um certo tempo.
Dia 18 - A Assembleia Legislativa do RS aprovou o Projeto de Lei 50/2023, de autoria do deputado Luiz Marenco (PDT), que estabelece a inclusão do Folclore Gaúcho nos currículos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes pública e privada do Rio Grande do Sul.
Dia 23 - O 38º ENART encerrou na noite deste domingo com a consagração do DTG Poncho Verde, de Panambi, campeão da modalidade Danças Tradicionais – Força A, a mais disputada do festival.
DANÇAS TRADICIONAIS - RESULTADO FINAL
Força A
1º lugar – DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
2º lugar – CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha – 1ª RT
3º lugar – CTG Ronda Charrua – Farroupilha – 25ª RT
4º lugar – CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí – 1ª RT
5º lugar – CTG Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT
Dia 30 - Após muita polêmica em função das composições selecionadas na triagem, o chamame Raiz, Fruto e Semente, conquistou o Primeiro Lugar na 32ª Tertúlia Musical Nativista, realizada de 28 a 30 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, centro da cidade de Santa Maria.
DEZEMBRO
Dia 03 - Criou-se, com aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Prêmio Jayme Caetano Braun a ser entregue com os já conhecidos prêmios Vitor Mateus Teixeira e José Mendes que são indicações feitas pelos deputados estaduais, porém o Prêmio Jayme Caetano Braun, contempla os artistas que mais venceram festivais no decorrer do ano. É a consagração dos que fazem pulsar o movimento nativista do Rio Grande do Sul.
Dia 14 - A composição intitulada Dama, uma milonga com letra de Otávio Lisboa e melodia de Leonardo Schneider na interpretação de Marcelo Oliveira saiu-se com a Calhandra de Ouro, premiação máxima da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana em sua 47ª edição.
Dia 17 - O governo do Rio Grande do Sul encerrou nesta quarta-feira (17) as ações de 2025 do programa Avançar Tchê com o anúncio de novos investimentos no tradicionalismo gaúcho e o lançamento do programa CTG na Escola.
Dia 20 - A composição Bombeando da Beira, um chamamé, com letra de Arabi Rodrigues e José Luiz dos Santos, melodia de Beto Caetano, na interpretação de Beto Caetano e Luiz Caetano ganhou a premiação maior do 6º festival Aldeia da Canção Gaúcha, de Gravataí, um festival com proposta diferente da grande maioria dos eventos nativistas pois oportuniza subir no palco a música mais bailável.
Dia 22 - Morreu nesta segunda-feira (22), em Gramado, aos 80 anos, a gaúcha de Porto Alegre Ieda Maria Vargas que, no ano de 1963, representou o Brasil no Concurso Miss Universo realizado em Miami, nos Estados Unidos, desfilando com a pilcha gauchesca.