REPONTANDO DATAS - 04 DE DEZ
MORREM GILDO DE FREITAS, TEIXEIRINHA
E VILMAR ROMERA
No inverno de 1958, durante um jantar festivo por parte da direção e funcionários da Viação Férrea na churrascaria Gaúcha de Aquiles Magro, apresentou-se a dupla de cantores Gildo de Freitas na gaita e Teixeirinha no violão que, por vezes faziam parcerias. Notam-se que ambos estão sem pilcha e Teixeirinha usava terno e gravata (Paulo Roberto Magro).
Por Israel Lopes. Advogado, escritor e pesquisador Sãoborjense
Teixeirinha e Gildo de Freitas, os dois ícones do regionalismo gaúcho, em janeiro de 1989 receberam uma significativa homenagem. A Assembleia Legislativo do Estado aprovou a Lei Estadual Nº 8.814, de autoria do então Deputado e Poeta Joaquim Moncks, que fixou o 4 de dezembro como Dia do Trovador Gauchesco (Patrono Gildo de Freitas) e Dia do Artista Regionalista (Patrono Teixeirinha). Esta Lei teve a iniciativa e o trabalho de pesquisa realizados pelo tradicionalista Paulo Roberto De Fraga Cirne.
A Associação de Trovadores Luiz Mülller, de Sapucaia do Sul, foi criada no mesmo ano, 1989, e também fazia reverências a data, com homenagens aos dois vates e também ao trovador Mário Bandeira, Patrono Espiritual da Entidade, que também faleceu no dia 4 de dezembro.
Então, nesta data, a nossa reverência a esses Artistas da Música Regionalista. Gildo de Freitas faleceu em 4 de dezembro de 1983 e Teixeirinha faleceu em 4 de dezembro de 1985. Eles continuam sendo dois gigantes da música regionalista de nosso Estado, sendo reconhecidos em todo o Brasil. Também nossa reverência ao saudoso trovador Mário Bandeira e ao tradicionalista Vilmar Romera (foto abaixo), apresentador e um dos maiores incentivadores da Cavalgada do Mar, sendo seu comandante a partir da 5ª edição, que morreu num dia 4 de dezembro de 2014.

