QUE "COSA" LINDA, MEU IRMÃO !
Tenho acompanhado o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha que acontece neste fim de semana em Santa Cruz do Sul. Que evento fantástico promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. A gente chama o ENART de festival "amador" mas os dois mil e quinhentos participantes que concorrem nas diversas categorias são verdadeiros profissionais naquilo que fazem.
Estive conversando, tempos atrás, com o um patrão de CTG que comentou o seguinte: - Não temos condições de levar nossa invernada em condições de concorrer. Precisaríamos de uns 130 mil reais para isso.
O acampamento está lindo com delegações de todo o Estado, os hotéis de Santa Cruz do Sul com 100% de lotação sendo que muitos estão indo e voltando para Venâncio Aires e Lageado, enfim, um envolvimento cultural artístico sem par no Rio Grande do Sul.
Se tivesse que fazer uma ressalva não seria quanto a organização. Estive acompanhando a declamação feminina e, apesar das excelentes interpretações, ainda acho que falta uma maior atenção por parte de algumas recitadoras na escolha do poema a ser apresentado. Me fere os ouvidos uma prenda declamar um poema que cairia melhor a um peão. São detalhes, mas num evento como este onde tudo beira a perfeição, se ganha (ou se perde) nos detalhes.
Hoje pela manhã começa a finalíssima das danças de invernada, o ponto forte do ENART. Então, vamos se grudar que nem barro em tamanco novamente.
Parabéns aos organizadores, ao poder executivo de Santa Cruz do Sul, aos patrocinadores e boa sorte a todos os competidores.
