AS BRINCADEIRAS MUDARAM
revólver para brincar de mocinho e bandido - Não recomendado
Ontem, 12 de outubro, foi Dia das Crianças. Fui fazer uma postagem sobre brinquedos da minha infância que ainda guardo comigo e vi que o "politicamente correto" não recomendava tal postagens. Muitos conceitos mudaram.
Por exemplo: O revolver de madeira que a gente brincava de mocinho e bandido. Por ser algo que induz violência, tais brinquedos dificilmente são comercializados. Da mesma forma o bodoque (ou funda) de caçar passarinhos. Aliás, sobre animais, minha filha contou que na escolinha da minha neta mudaram a letra da canção infantil "Atirei o pau no gato mas o gato não morreu...". Agora é "Não atire o pau no gato por que isso não se faz...." assim como muitas cantigas de roda foram alteradas.
Durante o programa Fantástico, na noite de ontem, vi uma matéria sobre o filme da Mônica que estão produzindo e lembrei de uma entrevista com o criador de tais quadrinhos Maurício de Souza. Ele contava que alterou em torno de 100 atitudes que nos desenhos anteriores eram normais tipo: chamar a Mônica de dentuça; o Cebolinha pichar os muros; o Cascão fugir da água; as agressões da Mônica com seu coelhinho....
São alterações do mundo atual que temos que nos adaptar.
bodoque/funda/atiradeira: Não recomendado