UMA OBRA HISTÓRICA
DE UM CAPRICHO INIGUALÁVEL
Recebi na tarde de ontem o que se pode chamar de obra prima literária. Trata-se do livro Os Monarcas: 50 anos! Meio século de paixão pela música tradicionalista gaúcha.
É um resgate histórico de 408 páginas do mais qualificado papel, capa dura, centenas de fotos, tamanho 25 x 30, num capricho gráfico da Editora VGraf que há muito tempo eu não via parecido. Busco palavras para especificar este registro memorável e o dicionário é farto: airoso, galhardo, lindo, garboso, elegante.... Isto se tratando da aparência porque o seu conteúdo é de se fazer uma reverência nipônica.
Neste compêndio esta registrado o caminho trilhado por um dos maiores conjuntos de baile do Estado e que completou meio século de andanças, ou seja, Os Monarcas. Passeia por sua formação inicial até os dias de hoje retratando os percalços, as alegrias, as amizades, e foca principalmente na vida de seu carismático fundador, o gaiteiro Gildinho que nos deixou recentemente.
Parabéns a todos os envolvidos em tão importante trabalho e, emocionado, só tenho a bem dizer pelas três páginas de puro carinho a mim dispensadas.