RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Viaduto Otávio Rocha, Porto Alegre. Década de 30. Saudades de um tempo que eu não vivi.

sábado, 29 de março de 2025

 

CHAMA CRIOULA 

DA CONVENÇÃO TRADICIONALISTA

SERÁ CONDUZIDA AO CRISTO PROTETOR


Em 2021, durante a pandemia, a Chama Crioula 
foi acesa diante da estátua, então em construção

No dia 1º de abril, a Chama Crioula da Convenção Tradicionalista será acesa no CTG Marciano Brum, em Soledade, e partirá a cavalo rumo ao Cristo Protetor, em Encantado, para participar da cerimônia de inauguração do monumento, marcada para o dia 6 de abril.

A condução da Chama Crioula será realizada por cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) e da 24ª Região Tradicionalista, sob a coordenação do diretor da ordem, Airto Timm e do vice-diretor da entidade, Davi Musskopff.  A chegada da cavalgada ao Cristo Protetor está prevista para o dia 5 de abril.

O acendimento da Chama Crioula em Soledade contará com a participação especial do músico e compositor João Luiz Corrêa, filho ilustre da cidade. Ele irá interpretar o Hino Rio-grandense e, em seguida, participar de um trecho da cavalgada rumo ao Cristo Protetor.

A centelha permanecerá acesa em Encantado até a Convenção Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em sua 101ª edição, que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril no CTG Giuseppe Garibaldi.

Não é a primeira vez que a tradição gaúcha homenageia este monumento que se tornou um símbolo do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em 2021, durante a pandemia, a distribuição da Chama Crioula na 24ª Região Tradicionalista ocorreu diretamente do complexo turístico, que ainda estava em construção, conforme imagem acima.