RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
FOTO HISTÓRICA do ano de 1973. Lançamento do LP Isto é Integração, de José Mendes no 35 CTG. Da esquerda para a direita: Zé Duarte (conjunto Os Milongueiros), Milongueiro (camisa preta), Jader Moreci Teixeira (Leonardo), Luiz Muller (trovador e compositor. Era cego), Ayrton dos Anjos (Patinete), Gildo de Freitas, José Mendes, Valdomiro Melo (atrás do Zé Mendes), Airton Pimentel (de vincha na testa) e os empresários Barra e Terra. Colaboração: Edgar Paiva

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

 

VIVA O VESTIDO


Crédito: Estampa da Tradição


Certa feita o saudoso cantor Jader Moreci Teixeira, o Leonardo, subiu ao palco da Califórnia da Canção Nativa acompanhado do grupo Os Serranos para defender uma composição de sua autoria intitulada Viva a Bombacha. É uma música alegre que exalta esta indumentária do gaúcho.

Pois eu acho que está na hora de alguém fazer um trabalho musical sob o título VIVA O VESTIDO. 

É impressionante como o vestido desapareceu de nossos rodeios e dos Centros de Tradições Gaúchas. 

Tudo bem que a bombacha fica mais adequada para uma lida como o tiro de laço, por exemplo. Não vamos querer que uma mulher lace de vestido ou ande pelo parque de rodeios completamente pilchada mas até nos bailes a mulher de bombacha está marcando presença. Parece homem dançando com homem. 

E como fica linda, elegante, deslumbrante, uma prenda de saia ou vestido por mais simples que seja. É um outro departamento.